domingo, 23 de maio de 2010

Notas sobre a (baixa) gastronomia de NYC

Como todos sabem, NYC é um paraíso gastronômico. Restaurantes de todos os tipos para todos os gostos, lugares super transados…aquela coisa toda.

Mas era um fim de semana só, muita coisa pra fazer em pouco tempo, e ainda as condicionantes de horário por causa das peças de teatro (vejam o post seguinte). E além de tudo eu estava sozinha, de forma que resolvi não gastar muito tempo nas refeições – e isso me permitiu aproveitar alguns dos melhores exemplares da baixa gastronomia nova iorquina :). Vamos a eles :

Desta vez tive a chance de experiementar o melhor hamburger que já comi na vida. Não é o propalado melhor hamburger de NY, mas está na lista dos top. O nome do lugar é Burger Joint (http://www.parkermeridien.com/eat4.php) , fica na 57th dentro do Le Parker Meridien Hotel, ao lado do Carnegie Hall. Entrando no lobby do hotel, é só ficar de olho num sinalzinho neon com o desenho de um hamburger – você entra por trás de uma cortina, parece até que é algo ilegal.

Lá dentro é um muquifinho, um balcão pequeno no qual a turma frita os hamburgers e algumas poucas mesas em volta, estilo pub. Você pede o hamburger, dá o seu nome e espera…espera…espera…até que chamem por você. Fui lá fora do rush do almoço, já eram depois das duas da tarde, e ainda assim estava bem cheio e esperei mais de 15 minutos pelo hamburger. Mas valeu, é ma-ra-vi-lho-so.

Food - DSC00838

Outro eterno favorito nas minhas idas a NY e aos States de forma geral…sorvete Ben & Jerry’s. Adoro, especialmente o Cherry Garcia, e além disso tenho uma ligação sentimental com o sorvete :)

Na primeira viagem que fiz aos US por minha conta (em 94), uma amiga me levou para um passeio pelo Vermont (em pleno outono, coisa de louco). E no passeio visitamos a fábrica do B&Js. A referida amiga tem seu lado hippie-ativista, e B& Js têm seu lado idealista – ingredientes naturais, “chuncks” (de chocolate, nuts ou o que quer que seja) que são “chuncks” mesmo e não pedacinhos microscópicos, e uma flosofia de vida que aprendi lá e aplico até hoje : IF IT’S NOT FUN, WHY DO IT ? Vale a visita à fábrica, recomendo. E o site deles também é bem legal : http://www.benjerry.com/

Food - DSC00837

A última nota nem é tão baixa gastronomia assim, muito pelo contrário. Magnolia Bakery é a confeitaria do West Village (a original fica na Bleecker Street) que virou grife em NYC. Existem outras duas lojas agora, inclusive uma na esquina de 6a avenida com a 49th street, em pleno Rockfeller Center – foi nessa que eu fui, para experiementar uma das famosas cupcakes.

Food - DSC00857

A título de cultura totalmente inútil, a Magnolia Bakery (a original no Village) era onde as meninas do Sex & The City (especialmente a Miranda) iam atrás de cupcakes e bolos – lógico que isso impulsionou em muito a expansão e a grife.

Food - DSC00859 Food - DSC00860
Ah sim : a cupcake é fantástica.

Um comentário: