domingo, 23 de maio de 2010

Denzel, Zeta-Jones, Angela Lansbury e uma família quase normal : momento Broadway

Sou absolutamente fanática por teatro. Adoro musicais. Broadway é um parque de diversões pra mim, sempre que vou tento ver o maior número possível de espetáculos. Dessa vez foram três em dois dias :). Pela ordem :

Broadway - DSC00853

Fences é um drama, revival de uma peça exibida na Broadway em 1987 com James Earl Jones no papel principal. É a estória passada nos anos 50 de um quase jogador de baseball negro, que segundo sua própria visão de mundo não conseguiu dar certo por causa do preconceito. Depois de falhar no que seria seu grande sonho, a vida do cara vai por água abaixo – é preso e depois de solto vira operário frustrado. Encontra o amor da vida dele mas não consegue ser fiel, tem um filho que quer ser jogador de futebol americano mas suas frustrações não deixam que ele incentive o filho como deveria.

A peça é boa, ganhou prêmio Pulitzer e tudo. O elenco é bom, especialmente a Viola Davis – que foi indicada a melhor atriz coadjuvante por “Doubt” (aquele filme em que a Meryl Streep fazia uma freira diretora de uma escola). Mas o destaque absoluto, e motivo único deu ter ido ver a peça, é Denzel Washington. Como a viagem foi decidida muito em cima da hora, não consegui ingressos na internet. Fui direto no teatro pouco depois da bilheteria abrir no sábado, e mal pude acreditar quando consegui um ingresso na última fila da orquestra. Denzel é tudo de bom em todos os sentidos possíveis, estava sublime na peça. Saí do teatro achando a vida linda :)

Broadway - DSC00940

A Little Night Music é um musical delicioso, uma comédia romântica, distração pura. Tem uma estória envolvente, passada num final de semana numa casa de campo da Suécia na virada do século. Catherine Zeta-Jones (linda) faz a atriz-diva protagonista da peça, Angela Lasnbury faz a mãe dela, a matriarca dona da casa. Angela também foi o motivo principal para eu ter escolhido esse musical – sou super fã dela desde os filmes de Agatha Christie (além de participar do Morte no Nilo ela também foi a Miss Marple em A Maldição do Espelho). Valeu muito a pena, atuações ótimas num musical divertidíssimo e muito leve.

Broadway - DSC00942

Next to Normal foi a última que vi desta vez. É SENSACIONAL. Nesses meus mais de 15 anos de Broadway (aiai), vi muitos musicais dos quais gostei muito, mas poucos daqueles que mexeram comigo – de sair com as músicas na cabeça, e com um festival de emoções misturadas que assim permancem cada vez que escuto a trilha sonora. Foi assim com Rent, com Spring Awakening…e agora com Next to Normal.

Não dá pra contar muito sobre Next to Normal sem estragar a experiência de quem ainda vai ver, mas basta dizer que é sobre uma família que luta muito para ser normal. Onde coisas do nosso dia a dia e das famílias de todos nós são colocadas numa lupa por algumas horas, amplificada pelo fato da mãe sofrer de problemas psicológicos graves.

Next to Normal consegue ser triste, pesado, emocionante e ao mesmo tempo ter umas tiradas fantásticas, que fazem a gente rir várias vezes no teatro. Basta dizer que uma das melhores frases da peça, dita por Diana (a mãe) é : “Valium is my favourite color”. Precisa mais ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário