domingo, 12 de junho de 2011

Flores e Vinhos em Saint Emilion

Se em Bordeaux a cada 3 passos encontra-se uma loja de vinhos (ou de queijos, ou de queijos e vinhos), em Saint Emi encontra-se a cada 2 passos. É praticamente só que existe na cidade.







Fomos a uma delas para uma degustação (parte do tour), e o mais legal foi ver o carinha que trabalha na loja (Bastien) explicando as coisas para nós. É fantástico ver alguém apaixonado pelo que faz, e esse era o caso do Bastien. Ele descrevia, testava e nos oferecia os vinhos com um entusiasmo muito grande, sem ser pernóstico ou enochato cheio de texturas de sei lá o quê e "uma nota de suor de cavalo" ao fundo, como outros que já vi. Estava super entusiasmado pois tinha bebido na véspera uma garrafa de um vinho xpto de 1975 que era super especial, e nos apresentou uns 5 ou 6 vinhos. Fico meio tímida de dizer que o vinho mais "tranchanchan" de todos que ele ofereceu eu não curti muito não, e que na terra do Merlot os vinhos que gostei mais foram brancos ! Um seco e um mais doce, que por sinal me surpreendeu demais já que normalmente não gosto de vinho doce. Saí de lá sem comprar nada (não era meu objetivo, embora valesse muito a pena em termos de $$$, e eles despacham para o Brasil), mas foram 40 minutos divertidos.

De resto flagrantes das flores de Saint Emi. Momento primavera, ainda mais brilhante depois da degustação de vinhos :)










Nota final : para quem quiser combinar uma ida a Saint Emi com uma visita a um dos chateaux, ou para aqueles que quiserem visitar chateaux do Médoc - se for por conta própria (ou seja, sem tour), ligue para os chateaux antes. Eles só recebem com visita programada, não é só chegar lá não :). Os sites dos escritórios de turismos todos têm as informações de contato, e qualquer coisa é só mandar email - interagi com vários escritórios de turismo frances e todos foram super prestativos.

No próximo post, vamos para a Dordogne, mais exatamente para Sarlat. Mas isso depois de uma viagem de trem surreal !

Nenhum comentário:

Postar um comentário