domingo, 10 de janeiro de 2010

Retrospectiva Viagem Maio/09 – Parte X – Dubrovnik – A Pérola do Adriático

Programa obrigatório em Dubrovnik é dar a volta nas muralhas que cercam a cidade inteira. Obrigatório porque é extraordinário e inesquecível, e a melhor forma de ver a cidade. Fomos duas vezes, no primeiro e no último dia.

São 2 km de muralhas, alguns pontos razoavelmente mais altos do que outros. Fomos logo cedo pela manhã, no primeiro dia o tempo estava mais ou menos, mas no segundo o céu era completamente azul.

São vários pontos de entrada nas muralhas, e caminha-se num único sentido. Tem uma entrada pertinho do nosso apartamento, e andando só um pouquinho na muralha já se tem uma vista linda do porto.

P11 - F00-1- 644

Mais um pouco e aí o "símbolo” da cidade, o visual dos telhadinhos cor de laranja – que agora são mais cor de laranja do que costumavam ser, já que a enorme maioria foi reconstruída depois da guerra.
  P11 - F02 - 671

Dubrovnik (assim como toda a região da Dalmacia) sofreu muito com a guerra, e foi bombardeada pelos sérvios em 1991-92. Patrimônio da UNESCO ou não, a cidade antiga foi duramente atacada, mas está totalmente recuperada hoje em dia.

Continuando até a fortaleza de Bokar…

P11 - F03 -  911

… passando por um dos monastérios da cidade (em foco, o claustro)…

P11 -  F04 - 682

… por prédios com varandas decoradas (em alguns outros casos, com varais de roupa penduradas)…

P11 - F05 -  689

… até a Fonte de S. Onofre, outro símbolo da cidade próximo ao outro portão de entrada (Pile Gate).

P11 - F06 - 680

Descendo das muralhas, outro lugar legal de passear é a rua principal da cidade. O chão é de pedra (assim como todo o resto da cidade), mas de tão gasto é lisinho, com um aspecto de que está sempre molhado. A rua principal liga o Ploce Gate ao Pile Gate.

P11 - F07 -  739

Dá para ver na foto uns passarinhos voando. Dubrovnik é entupida deles, e eles fazem um barulhão – parecem que brigam uns com os outros o tempo todo. Mas também são eles que deixam a cidade livre de mosquitos, então tudo bem.

Para encerrar, uma foto da cidade antiga vista da estrada. Ao fundo, a ilha de Lokrum, onde o povo vai à praia.

P11 - F13 - 899

Nenhum comentário:

Postar um comentário