domingo, 31 de janeiro de 2010

Retrospectiva Viagem Maio/09 – Parte XII – Hvar – Hvar Town

Hvar é o ponto alto da “vidinha mais ou menos”. Um lugar muito lindo, que ferve no verão (é um dos destinos mais quentes do momento) e também é conhecido com a terra da lavanda.

Duas ou três palavrinhas sobre a tal lavanda…Queria muito ter visto os campos cobertos de lavanda, e em algum lugar li a informação (equivocada) de que no final de maio era uma época boa, mas acabei vendo só um monte de tufos verdes.Ok, os tufos eram lavanda. Mas não era bem isso que eu queria ver, e a flores roxas só aparecem no início de julho. De qualquer forma, soubemos por lá que hoje em dia existem muito menos campos de lavanda do que no passado, simplesmente porque o turismo dá mais dinheiro…capitalismo selvagem, fazer o quê, né?

Nossa viagem de Dubrovnik para Hvar teve três partes :

1) De Dubrovnik até Split de ônibus, pela já dominada estrada do litoral. 5 horas de viagem, porque pegamos um trânsito terrível na chegada em Split. Chegando em Split, deixamos nossas malas no porta bagagem da rodoviária (garderoba), depois de um diálogo surreal com a senhora que tomava conta do local – para tudo que eu falava (e gesticulava), ela sorria muito e respondia em croata. Num ato de absoluta fé, abandonamos as malas grandes lá na esperança que conseguíssmos reencontrá-las 3 dias depois;

2) Em Split, compramos os tickets do ferry na Jadrolinija (principal empresa local) e fomos a pé até o ferry. A compra do ticket foi simples, a caminhada até o ferry nem tanto. Era longe, quase toda a extensão do pier, e debaixo de um sol de rachar.

3) A travessia de ferry em si dura uma hora. Chegamos em Hvar às 15h. Daí para o nosso hotel, o Suncani Hvar. É um super resort a 10 ou 15 minutos a pé desde o centro da cidade e do porto, mas diante do sol de rachar pareceu bem mais :)

O hotel é legal, quarto pequeno mas muito cliean, hotel grande a ponto de se perder lá dentro. Super piscina, praia particular…embaixo, a vista desde o terraço do hotel.

P15 - 960

A cidade é linda realmente, e é uma delícia completa ficar na praia do hotel (pedrinhas) e caminhar até à cidade com aquele mar de cor incrível ao nosso lado.

P15 - 1028

De um lado, a fortaleza…

P15 - 952

… de outro, a maior parte da cidade…

P15 - 965

… até chegarmos à praça da cidade.

P15 - 957

A cidade é toda fofa, com uma parte alta e outra baixa, ligadas por escadarias. E cheia de perspectivas interessantes.

P15 - 958
P15 - 979 P15 - 1058

Algumas dicas de restaurante :
- Pizzaria Kogo, na praça principal. Pizza muito gostosa.
- Pizzaria Mamma Leona, na Riva (a rua do porto). Não comi pizza, mas sim um spaghetti napolitano muito gostoso.
- Luna : numa ruazinha que sai da praça principal à esquerda de quem olha para a igreja. Lula grelhada, arroz e croquetes de batata. Delícia.
- Dordota Raval : fica no final da RIva, pertinho da igreja da ponta. Um terraço muito agradável, comemos risoto de lula (pra variar), uma delícia. Estava rolando um almoço com uma família enorme, acho que era aniversário de um velhíssimo que chegou lá de andador, todo contentinho. Bonito de ver, assim como a vista da nossa mesa.

P15 - 982

Para terminar, vistas da praça principal de Hvar a partir da parte alta da cidade, e algumas cenas do pôr do sol. Por sinal, na alta temporada rola um passeio de barco para ver o pôr do sol do mar – deve ser um espetáculo !

P15 - 1047 P15 - 1040
P15 - 1059
P15 - 1065

É como eu dizia : ô vidinha mais ou menos…

Um comentário:

  1. Olá, pretendo ir em Maio, gostaria de saber se é movimento e se já está quente?
    Obrigada
    Sandra

    ResponderExcluir