sábado, 5 de dezembro de 2009

Retrospectiva Viagem Maio/09 - Parte II - Rep Tcheca - Kutna Hora

Frio razoável, chuva fina e vento. Fomos até a estação de trem principal de Praga e compramos os tickets para Kutna Hora, uma cidadezinha que fica a mais ou menos uma hora de viagem.

Comprar tickets na estação foi uma certa aventura, por causa do inglês da bilheteira. Pra Kutna Hora ainda foi tranquilo, porque era uma viagem "comum" - bastou mandar o inglês-tcheco ("tu tickets, rrrrreturrrrn"), que me fiz entender. Mas quis aproveitar para comprar os tickets para Ljubljana, e aí a estória foi bem mais complicada. Eu já tinha pesquisado na internet qual o horário e qual o trem, e cheguei na bilheteria com o papelzinho impresso, como se fosse adiantar alguma coisa. Seguiu-se um diálogo onde eu falava inglês e a bilheteira falava tcheco, fazia cara de dúvida olhando pro computador, abanava a cabeça freneticamente (aparentemente revoltada com o computador) e chamava a "supervisora" em várias oportunidades. Saí de lá com dois tickets para o dia e hora que pedi, aparentemente para um vagão que seguiria direto para Ljubljana de forma que não precisaríamos trocar de trem de madrugada. A ver.

A viagem pra Kutna Hora foi tranquila, tem um trem a cada meia hora. Quando chegamos na estação de KH, fazia ainda mais frio e ventava muito, e nosso vagão da primeira classe foi o único a parar fora da parte coberta da estação... vai entender.

Fomos a pé (20 min mais ou menos) então para uma das duas principais atrações da cidade, o Ossuário de Sedlec. O lugar é meio creepy, mas muito legal.

A igreja, por dentro, é construída com os ossos de algo entre 40 e 70 mil mortos da época da Peste Negra. Cada um com a sua arte, é uma experiência bem interessante visitar o local.

Pegamos o ônibus turístico no Ossuário até a Catedral de Santa Barbora. Espetacular, gótica e com um um interior diferente : um teto com gomos pequenos e janelas modernas com pinturas lindas.

A catedral fica no alto de uma colina, então depois de visitá-la descemos rumo à cidade. No passeio, algumas paisagens interessantes.

Chegamos, então, ao restaurante que o moço do ônibus turístico que pegamos para ir até a catedral tinha nos recomendado. Chamava-se Ruthardka, um ambiente legal, tipo taverna. Ficamos no que eles chamam de "jardim", que é coberto (frio e chuva fina do lado de fora) mas tem luz natural. Bom, a refeição foi tipo aldeia do Asterix. Costeletas de porco e cerveja (pivo sempre !).

Depois do almoço, continuamos a pé pela cidade (muito bonitinha) até o Pátio Italiano. Não visitamos o edifício, mas fomos até o jardim, de onde se tem uma vista muito bonita da catedral.

A partir daí, fomos caminhando até o terminal de ônibus, de onde pegamos um "circular" até a estação de trem. Ficamos esperando o trem no banquinho da estação, num frio dos demônios... mas tudo certo. Voltamos a Praga, depois de um dia muito diferente. No próximo post, Castelo de Karljsten, próximo a Praga.

1. Horácia,

Depois de um almoço de costeleta de porco e cerveja, vcs caminharam !! Agora eu acredito que a cidade realmente vale a pena !! Mesmo pq estava frio !!