domingo, 27 de dezembro de 2009

Retrospectiva Viagem Maio/09 – Parte IX – Arredores de Zagreb : Lagos Plitvice

Com certeza um dos lugares mais fantásticos que já vi. Fiquei com um pouquinho de pena do céu não estar azul como em outros dias, mas faz parte – quem sabe não é só motivo para voltar outra vez :)

O parque nacional de Plitvice é um patrimônio da UNESCO sobre o qual tinha recebido dicas de amigos, além de ver com frequência recomendações a respeito nos meus sites favoritos. Reservamos um tour com a Zagreb City (www.zagrebcity.com), que trabalha com pequenos grupos e estava recomendada nos sites. Fomos só nós com um dos donos da empresa, Davor – muito simpático desde os emails que troquei com ele antes da viagem, e ainda por cima bem gatinho ;)

A viagem até Plitvice desde Zagreb dura entre 2h e 2,5h,numa estrada razoável – não tão boa quanto as da Eslovenia, mas razoável. Davor fez a tour conosco dentro do parque, e foi bom termos um guia – sinalização não é o ponto forte do lugar. Interessante ver que perto de Plitvice praticamente todas as casas tinham anúncio de “Aluga-se quartos” , da mesma forma que em várias partes da Croácia. É fácil fazer uma viagem barata neste país alugando um carro e dormindo em quartos alugados, para quem tem espírito.

Sobre o parque em si : são 16 lagos ao todo, divididos em duas partes principais : lagos superiores e lagos inferiores. A entrada já é apoteótica.

P08 - 589

P08 - 585

Fomos subindo pelos lagos cor de esmeralda ligados por cachoeiras, até chegar ao maior dos lagos que atravessamos de barco. Sem palavras para descrever o que vimos pelo caminho, as fotos falam por si e mesmo assim não fazem justiça.

P08 - 581

P08 - 584

P08 - 544

P08 - 545

Por lá também vimos muitas flores dessas aí embaixo, que na hora brincamos que eram as flores da febre do feno.

P08 - 565

Pois depois da minha visita despreparada a Plitvice entrei numa crise alérgica e respiratória complicada, que se arrastou por muitos dias e na volta ao Brasil me rendeu um tratamento punk, diploma de asmática e mudança na profilaxia. Ainda descobri que o organismo leva 3 meses (isso mesmo, MESES) para eliminar o pólen dos pulmões. Vida dura.

Continuando, chegamos ao lago maior e o atravessamos de barco.

P08 - 523

Na descida, ainda passamos por alguns lugares espetaculares até pegarmos o trenzinho que nos trouxe de volta até quase a entrada do parque.

P08 - 561

P08 - 546

Ficamos cerca de 5 horas no parque, foi uma ótima caminhada. Poderíamos ter ficado ainda mais, de tão lindo. Na volta almoçamos em Rastoke, uma cidadezinha proxima e pitoresquinha, casinhas com telhado triangular e rios correndo embaixo delas, formando cachoeiras.