sábado, 5 de dezembro de 2009

Retrospectiva Viagem Maio/09 - Parte III - Rep Tcheca - Karljsten

Castelos são um dos pontos fortes da República Tcheca. Antes da viagem, pesquisei bastante e encontrei diversos que gostaria de visitar, tantos que vai valer a pena uma viagem futura para isso :). Mas não queria deixar passar a chance de ver um castelo fora de Praga (lá vimos dois, lembram-se ? O "Castelo" famoso e o Vysehrad), então organizamos outra expedição para os arredores por conta própria - desta vez para o castelo de Karljsten.

Foram 40 minutos de trem até Karljsten, depois mais 15 minutos a pé para cruzar a ponte e chegar até a cidadezinha. A primeira parte da cidade assusta um pouco, só tem lojas de souvenir, e souvenir vagabundo. Mas virando à esquerda para começar a subir na direção do castelo fica bem mais bonitinho...pelo menos as lojas de souvenir são mais arrumadinhas, além de surgirem também alguns restaurantes.

Mas o mais legal mesmo é o visual do castelo em cima da colina.



É uma subida de gente grande, fomos andando devagar e o castelo foi ficando cada vez mais perto... E o exterior do castelo e o caminho até ele é que é o grande barato. Parece coisa de contos de fadas mesmo.



Só é possível ver o castelo por dentro na tour organizada. Esperamos a tour em inglês e fomos...nada demais, mas já que estávamos aqui valeu a visita. O mais legal da visita guiada foi a guia, uma tcheca toda troncudinha e simpática, que falava um inglês direitinho e que a cada cômodo cuidava de trancar a porta por onde tínhamos entrado antes de começar a explicação - acho que era pra ninguém fugir, porque ela só abria a porta que levava ao cômodo seguinte na hora em que tínhamos que nos deslocar.

Terminada a tour, tivemos um tempinho para passear pelas ameias do castelo.


     



Depois, ladeira abaixo. Chegando ao final do caminho, uma recompensa : chama-se trdlo, e é uma especialidade da Bohemia. Um canudinho de pão doce, oco, que pode ser comido com diversos recheios - escolhemos nutella.



No final, uma última vista do castelo com uma das carruagens que levam turistas mais preguiçosos até o topo.



Vale muito a pena. É um castelo sensacional por fora, não estava muito lotado de turistas e é pertinho de Praga - às 15:30h estávamos de volta. Próxima parada, Eslovênia !

Nenhum comentário:

Postar um comentário