domingo, 20 de dezembro de 2009

Retrospectiva Viagem Maio/09 – Parte V – Eslovênia – Alpes

Dia lindo, lindo. Céu azul e fomos rumo ao nosso tour para a região dos alpes eslovenos. Fizemos a reserva desde o Brasil pela Roundabout Tours (http://www.roundabout.si/), uma agência que trabalha com pequenos grupos e que estava muito bem recomendada no tripadvisor. A Roundabout é uma empresa de um cara só que contrata guias freelancers. São todos amigos, alguns trabalham exclusivamente como guias e outros têm outras atividades.

Nosso grupo era realmente pequeno (só nós !), e seguimos com nosso guia para um dia que prometia paisagens de “contos de fadas nos Alpes” e que cumpriu com a promessa !
Primeiro fomos até Bled, um lugar realmente que parece saído de um livro de estórias – um lago com uma ilha no meio (a única da Eslovênia !) na qual fica uma igreja, e uma rocha com um castelo encarapitado no alto.

P04 - F03 - 308

P04 - F01 - 314


Existem barquinhos que ficam fazendo o trajeto da margem do lago até a ilha, mas pulamos essa parte. Fomos direto até o castelo lá no alto da pedra.

P04 - F04 - 306


O castelo em si não tem nada demais por dentro – um museuzinho muito do sem graça - , mas vale estar lá pelas paisagens alucinantes ao redor.

P04 - F02 - 254

P04 - F02 - 270

P04 - F03 - 308

De lá fomos para Vintgar Gorge, um lugar fantástico. Um rio cravado no meio das montanhas, me senti um pouco naquele filme do Brad Pitt (“A River Runs Through It”, acho que a tradução é “Nada é para sempre”).

P04 - F06 - 304

Percorremos a trilha de 1,6km pelas plataformas de madeira que formavam o caminho – ida e volta (ou seja, mais de 3km, mas o caminho é bem light), encontrando a cada curva uma paisagem mais espetacular que a anterior. As fotos não conseguem fazer justiça :))
P04 - F05 - 287

P04 - F07 - 273
 
No final da trilha, como não poderia de ser, um arco-íris em uma das várias quedas d’água espetaculares que tivemos a chance de ver.
P04 - F08 - 297

 
Depois de toda a caminhada, parada para almoço num restaurante típico da região, chamado Rupa. Bem cara de chalézinho dos alpes, com um pátio e bonita vista das montanhas (a foto é do site http://www.apartmajikatrnjek.com/rupa/indexeng.html).
gostilna-rupa02

Comemos um banquete ! A tal “rupa” é a forma como os eslovenos chamam os pratos que reúnem uma variedade de comidas diferentes – pedimos um que incluía galinha frita e porco ao molho de cogumelos acompanhados de batata, e ainda umas panquequinhas de queijo FABULOSAS de sobremesa.
Após o almoço, fomos para o Lago Bohinj. Outro cenário espetacular, lago, montanhas, campos – fiquei achando que a qualquer momento Julie Andrews ia aparecer cantando “the hills are alive with the sound of music…”.
P04 - F09 - 318

P04 - F10 - 327

Na volta para Ljubljana passamos em Skofja Loka, uma cidadezinha medieval que para eles é algo muito especial, mas na qual na!ao achei naaaada demais. Fica o registro fotográfico, no entanto.
P04 - F11 - 333

P04 - F11 - 331

No próximo post, nosso segundo e último dia de viagem pela Eslovênia, com paisagens bem diferentes das que vimos nos Alpes.

Um comentário:

  1. Horácia,
    Os Alpes são incríveis !!! Demais de lindo !
    Amei ! Ótimas fotos.

    ResponderExcluir