domingo, 13 de dezembro de 2009

Retrospectiva Viagem Maio/09 - Parte IV - Eslovênia - Ljubljana

Tudo certo na viagem de trem de Praga para Ljubljana, capital da Eslovênia. Saímos de Praga por volta das 17:00h e chegamos em Ljubljana às 6h da manhã seguinte, e mesmo com a complexidade da comunicação com a senhora tcheca que nos vendeu os bilhetes conseguimos uma cabine leito privativa, e um vagão que foi direto para Ljubljana. Bom, direto é modo de dizer. Não precisamos trocar de trem, mas o nosso vagão passou de um trem ao outro algumas vezes durante a noite, sempre com uma super-sacodida e um mega-barulho para marcar a ocasião. Mas chegamos onde queríamos e inteiras, embora não totalmente descansadas. E não gastamos nem 20% do que gastaríamos indo de avião, por algum motivo esse vôo era muito caro.

Ficamos hospedadas no Hotel Sloane, relativamente perto da estação – melhor ir de táxi, especialmente com malas :). O hotel é muito bom, 4 estrelas de verdade e maravilhosamente localizado. Deixamos as malas no hotel, paramos para um café e fomos explorar a cidade.

Ljubljana é uma cidade super-fofa. Cotoquinha, em 4 horas vimos tudo, andando bem devagar e aproveitando bastante. Cortada pelo rio Ljubljanica, parece uma cidadezinha de conto de fadas. Uma das principais atrações (e points) da cidade é a Triple Bridge.

P03 - F02-1 203

Ao fundo da Triple Bridge, a Igreja da Anunciação na Presernov trg, praça principal da cidade.

P03 - F01 - 234

Ljubljana é uma cidade jovem, e com um astral fantástico. É quase deserta de manhã cedo, porque acorda tarde. Mas no meio da manhã a cidade ganha vida com muita gente andando de bicicleta (na Presernov trg fica uma loucura), muita gente jovem (por conta da universidade) e muitas famílias com crianças pequenas e cachorros. Sentar num banquinho na Tripe Bridge e praticar um pouco de “people watching” é bem legal, e quebra o ritmo turístico tradicional, além de render boas fotos.

P03 - F06 - 249 P03 - F06 - 252
P03 - F07 - 246
Seguindo pelo rio passamos na Colunata do Mercado, onde ficam várias mini-lojas com tudo que se pode imaginar – pães, queijos, frios e por aí vai. Logo depois, a Dragon Bridge – dragões são o símbolo da cidade.

P03 - F03 - 211
 P03 - F04 - 209

De lá, voltamos pelo rio, desta vez até o outro lado da Triple Bridge onde pegamos o trem turístico até o castelo. Nada demais no castelo em si (estava em reforma :( ), mas de lá se tem uma vista legal da cidade.

P03 - F05 - 243

Descemos a colina do castelo a pé, chegando até a parte da cidade que eles chamam de “cidade antiga”. Proporcional ao tamanho de Ljubljana, a “cidade antiga” é um conjunto de ruazinhas bem simpáticas, bacana de se andar. Muitas livrarias e lojas de sapato (?!)

P03 - F06 - 223

Ficamos 3 noites em Ljublana, porque fizemos dois dias inteiros de excursão e fomos embora no quarto dia de manhã cedo. Mesmo nos dias de excursão chegamos de volta na cidade no final da tarde, e ainda dava para passear. Pequenininha e com pouco turismo, a ponto de reconhecermos as pessoas na rua no nosso segundo dia, mas amei a cidade. E nenhuma cidade é pequena se Madonna faz show por lá, e a Sticky & Sweet tour estava chegando por lá em julho.

Duas dicas de restaurante :
1) a pizzaria Dvor, na margem do rio. Por sinal, em volta do rio existem vários cafés e restaurantes, e é por lá que a rola a “balada” de Lju. A pizzaria é bem gostosa, muito alto astral. Foto do rio tirada de perto da pizzaria.

P03 - F02 - 205

2) Gostilna Sokol Ljubljana, na cidade antiga. Restaurante típico, ambiente todo bonitinho, staff em roupas típicas e cozinha eslovena (até carne de cavalo tinha, mas não experimentamos).

No próximo post, o primeiro dia de tour pela Eslovenia. Até lá.

2 comentários:

  1. E a viagem de trem de volta (Ljubljana - Praga) Vc sabe me dizer como é ? Consigo comprar daqui do Brasil ? Qual site ? Qto ?

    Planejamos ir em junho !

    renatagasp@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. muito legal o post! E tb tenho a mesma dúvida da renata.
    Pretendo ir em julho para europa..e vou fazer o trecho Ljubljana - Praga. Obtive informações de alguns horários de trem e tal...mas fiquei com receio de não conseguir comprar na epoca...alguma ideia? dica? thanks
    mariaelisalima@yahoo.com.br

    ResponderExcluir