quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Basileia – Marketplaz, Rathaus e o mercado que não houve (10 e 11/02)

Basileia é uma gracinha de cidade. E no dia e meio em que estivemos aqui além de uma gracinha também esteve branquinha…de neve. Friozinho respeitável, menos alguns. Mas nos empacotamos devidamente e fomos andar.

O centro nervoso da cidade está em duas praças principais e próximas : a Barfüsserplatz (que eles chamam de “Barfi”, e que é onde todas as linhas de tram se encontram) e a Marketplatz, ou praça do mercado. Entre uma praça e outra fica a Freie Strasse, uma das principais ruas de compras da cidade.

Passamos no escritório de turismo que fica na Barfi e encontramos um folheto que recomendava 5 roteiros de caminhada pela cidade, cada caminhada em média durando 45 min (uma delas durando 90 min). Cada roteiro tem uma cor, no folheto e em plaquinhas espalhadas pela cidade, e é associado a uma figura histórica local. Muito fácil de seguir, e uma ótima forma de conhecer a cidade.

Todos os roteiros começam e terminam na Marketplatz, a praça onde fica o prédio da Rathaus (prefeitura), um dos símbolos da cidade.

Basel - MP - DSC00145
Basel - MP - DSC00148
Basel - MP - DSC00142

Na Marketplatz rola também um mercado de flores, frutas e produtos em geral diariamente (menos domingo). Ou melhor, deveria rolar. Acho que estava gelado demais, nevando demais, e tudo o que vimos foram algumas poucas barraquinhas muito tímidas.

Mas uma delas foi inesquecível : vendia aquelas salsichas super gostosas, tipo das que eu já tinha comido em Vienna. Foi nosso almoço nos dois dias… um tipo de cachorro quente com a tal salsicha (não guardei o nome da que comi, chäs qualquer coisa), que por sinal vale temperar com a mostarda maravilhosa que eles têm aqui.

Bom, dos tais roteiros do escritório de turismo fizemos quase todos. Dois completinhos e três quase completos, porque escolhemos os lugares mais legais e decidimos não ir aos museus - são muitos por aqui e parecem bem interessantes, mas não tínhamos tempo.

No próximo post, a catedral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário