quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Romont e o Museu de Vitrais (14/02)

Resolvi ir a Romont na última hora, um pouco antes de viajar. Foi quando li por acaso num site sobre a cidade medieval que faz parte do que eles chamam de Caminho dos Vitrais, que inclui cidades da Suiça e da França. Vi que dava para combinar com uma viagem a Gruyères no mesmo dia, e lá fomos nós.

Já tivemos um imprevisto logo que saímos de Gruyères, pois conseguimos pegar o trem errado numa estação que tem só duas plataformas. Fomos pro lado oposto, e seguimos no trenzinho bonitinho até Montbovon, que é o final da linha. Mas valeu a pena, porque a paisagem é bem bonita.

Chegamos em Romont uma hora depois do que imaginávamos tendo em vista a “voltinha” extra que demos, mas isso não trouxe maiores impactos. É uma cidade pequena (a parte antiga, pelo menos) e estava quase que completamente deserta – provavelmente em parte por causa do frio e em parte por causa do carnaval que deve ter rolado na noite anterior.

Meia chance de adivinhar como se chega na cidade antiga de Romont a partir da estação de trem. Ladeira acima, claro ! E que ladeira. Subimos, subimos… e aos poucos as muralhas e torres da cidade foram ficando maiores para nós.

Romont - 01 - DSC00367

Durante a subida, sinais claros da folia suiça da véspera !

Romont - 02 - DSC00363

Depois de muito subir, chegamos ao castelo, onde fica o Vitromusée, ou o museu de vitrais.

Romont - 03 - DSC00370
Romont - 04 - DSC00371
Romont - 05 - DSC00372

A visita ao museu foi quase private, deviam ter mais umas quatro pessoas lá dentro. Mas valeu muito a pena. O castelo em si é muito legal, criando um ambiente ótimo para o museu. Exposições muito bem organizadas, e vários tipos de vitrais e temas associados (como desenhos de vitrais, materiais e até um ateliê para crianças).

Romont - 06 - DSC00377

Saindo do castelo, descemos até uma das torres…

Romont - 07 - DSC00386

… com um jardim na frente….

Romont - 08 - DSC00384

… pelo qual entramos nas muralhas da cidade, das quais percorremos um trechinho.

Romont - 09 - DSC00387 Romont - 10 - DSC00385

Depois de um dia com duas cidades medievais, muita ladeira, muito queijo e um “detour” de trem, voltamos para Lausanne por volta das 6 da tarde.

No próximo post, Berna – a grande surpresa da viagem até agora !

Nenhum comentário:

Postar um comentário