terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Gruyères e a fabricação do queijo (14/02)

Passamos o dia todo no cantão de Fribourg. A primeira parada foi Gruyères, onde chegamos rapidamente (pouco mais de uma hora) depois de uma troca de trens em Palézieux.

O trem que serve Gruyères e as regiões turísticas adjacentes é bem fofinho.

Gruyeres - Queijo - DSC00362

Chegando em Gruyères, a primeira parada é a La Maison du Gruyère, que fica do outro lado da rua em relação à estação de trem.

Gruyeres - Queijo - IMG_4241

A tal maison é um complexo. Loja, restaurante e todo o museu / fábrica de queijo. Nosso primeiro encontro é com uma outra participante da cow parade.

Gruyeres - Queijo - 03 - DSC00356

Pagamos o ingresso e entramos. A instalação é bem bolada, logo na entrada você pega o audio guide, escolhe um dos N idiomas disponíveis e…começa a ouvir a estória do queijo Gruyère contada por uma vaca ! Literalmente. Ela se apresenta e tudo, o nome dela é Cereja.

Ignorando o lado ridículo da coisa, a exibição é muito legal. Nossa amiga Cereja começa contando do período do ano onde ela é levada para os pastos (e isso é um ACONTECIMENTO na Suiça), falando tudo o que come (100 kg de pasto e 85 litros de água por dia !!!), como o leite é tirado etc etc. Até que se chega nos tanques onde os carinhas estão preparando o queijo, e aí começa um vídeo mais sério.

Gruyeres - Queijo - 04 - DSC00359

Mais ou menos 45 min depois saímos de lá, de posse das amostras grátis de queijo que ganhamos junto com o ingresso. É um kit degustação com queijos de 6, 8 e 10 meses, todos deliciosos. Vale muito a pena a visita.

Agora é ladeira acima para chegar na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário