sábado, 27 de fevereiro de 2010

Lauterbrunnen, o vale das cachoeiras de gelo (19 a 21/02)

Optei por usar Lauterbrunnen como base para explorar a região do Jungfraujoch por vários motivos, o o principal deles sendo a facilidade de hospedagem, já que as cidades no alto das montanhas ficam lotadinhas nessa época, auge da temporada de esqui.

Jungfraujoch, para quem não sabe (eu não sabia antes da pesquisa pré-viagem) é o “topo da europa”. 3.453m, e você pode ir até o topo numa “excursão” que envolve trens, cable cars e funiculares – e que necessariamente deve envolver também uma parada de um tempo bastante razoável no meio de caminho, já que os efeitos da altitude são sinistros. Lá no alto, dizem que a vista é espetacular em um dia claro, e também existem diversas coisas para ver lá em cima – como geleiras, um palácio de gelo permanente e oportunidades por exemplo de andar em trenós puxado por cachorros. Não fui desta vez, mas quando voltar à Suiça num verão com certeza vou… Pra quem tiver curiosidade : http://www.myswitzerland.com/en/home/summervacations/excursion-summer/summer-mountain-tips/jungfraujoch-top-of-europe2.html

Lauterbrunnen fica num vale, com uma grande montanha de cada lado – em cima de uma montanha fica Wengen (mais ou menos 1300m de altitude), em cima da outra fica Mürren (cerca de 1.600m de altitude). Lauterbrunnen mesmo fica quase 800m acima do nível do mar, e é uma região muito procurada para quem faz trilha no verão : aparentemente são 72 cachoeiras no vale (daí o nome – Lauterbrunnen quer dizer “muitas fontes”), fora as trilhas que existem para subir virtualmente em quase todas as montanhas, todas muito bem sinalizadas.

Também é muito fácil a partir de Lauterbrunnen chegar a qualquer uma das cidades ou às montanhas que tipicamente interessam a quem gosta do tema (Jungfraujoch, Schilthorn etc). Os meios de transporte variam entre trens, funiculares e cable cars.

Quando chegamos lá na 6a feira admito que tive vontade de ir embora. O tempo estava horroroso, neblina muito baixa, chuva, depois muita neve. No meio das brumas, tal qual Avalon, tanto fazia estar nos alpes suiços como em Teresópolis.

Mas no dia seguinte já amanheceu melhor, tudo muito branquinho pela neve da noite anterior, menos neblina (até um pouquinho de sol na parte da tarde). E no domingo, céu azul de cartão postal !

A seguir, fotos da nossa caminhada pelo vale das cachoeiras de gelo – parecia até Nárnia :)

Lauterbrunnen é praticamente uma rua, que num ponto bifurca – um lado desce para a igreja e volta para a estrada, e o outro é um caminho mais estreito do qual começam muitas trilhas. Na foto abaixo dá para ver bem os dois “paredões” que formam o vale…

Lauterbrunnen - Paisagem - IMG_4524

Flashes da “cidade” (930 habitantes, 1030 camas em hotéis !)…

Lauterbrunnen - Paisagem - DSC00602
Lauterbrunnen - Paisagem - DSC00606 Lauterbrunnen - Paisagem - IMG_4357
Lauterbrunnen - Paisagem - IMG_4360
Lauterbrunnen - Paisagem - IMG_4368

O caminhozinho que passa pelas cachoeiras mais importantes do vale…

Lauterbrunnen - Paisagem - IMG_4363
Lauterbrunnen - Paisagem - IMG_4374
Lauterbrunnen - Paisagem - IMG_4378
Lauterbrunnen - Paisagem - IMG_4381
Lauterbrunnen - Paisagem - IMG_4535

… e a mais conhecida delas, a Staubbach Falls – uma das cachoeiras em queda livre mais altas da Europa (mais de 3000m). Congeladinha, congeladinha…

Lauterbrunnen - Paisagem - IMG_4367 Lauterbrunnen - Paisagem - IMG_4529
Lauterbrunnen - Paisagem - IMG_4531

A Staubbach Falls é visível de todo o vale, e fica iluminada à noite. Aliás, pegamos noites lindas em Lauterbrunnen – muita neve na primeira noite, com as duas seguintes sendo estreladíssimas. Realmente a gente fica perto do céu num lugar desses.

Não consigo imaginar o verão aqui, com tudo florido e as cachoeiras à toda prova…um dia vejo isso :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário