sábado, 13 de fevereiro de 2010

Lausanne, cidade olímpica (12/02)

Chegamos em Lausanne pouco depois das dez da manhã, após uma viagem quase tranquila de trem a partir da Basileia. Quase tranquilo porque subimos (nós e as MALAS) no vagão errado, e depois de instaladinhas e satisfeitas um rapaz veio nos avisar que aquele vagão específico ficaria na Basileia.

Corre-corre-desce-mala-sobe-mala mas deu tempo, e tudo certo. Fomos de táxi até o nosso hotel, que fica em Ouchy, na beira do lago. Estamos hospedadas no Hotel Angleterre and Residence, um espetáculo. Quarto tudo de bom, cama maravilhosa, banheiro show. Luxo. Só não é mais luxo do que o primo rico dele, o Beau Rivage Palace que fica a alguns metros de distância.

Um dos motivos de ter querido visitar e me hospedar em Lausanne foi o lance de cidade olímpica. Lausanne é a sede do Comitê Olímpico Internacional e de diversas federações, e se orgulha disso. Na estação de trem já está lá : Lausanne, cidade olímpica. Ainda não consegui tirar foto da estação, mas amanhã vou tentar.
Nossa primeira parada foi, então, o Museu Olímpico, que também fica em Ouchy. Aliás, Ouchy é uma comuna independente, ainda que grudada em Lausanne :)

No caminho para o museu, nossos primeiros encontros com o Lac Lemán (ou Lago Geneva, como eles chamam de vez em quando).

Lausanne - CO - DSC00247
Lausanne - CO - DSC00254

(Nota da Editora : para tirar a foto acima Horacia correu grande perigo. O lago é cheio de patos, cisnes e…gaivotas. Gaivota é um bicho sagaz, e deveras traiçoeiro – pude testemunhar verdadeiros ataques cirúrgicos de algumas para arranchar sanduíches e frutas da mão de pobres turistas que comiam num lugar à beira mar em Vancouver em 2008. Pois quase quase Horacia vira petisco de gaivota no Lac Lemán…não fosse minha reação rápida).

Lausanne - CO - DSC00255
DSC00256

Uns 200m depois do hotel, seguindo pelo lago, chega-se ao Parc Olympique.

DSC00259
DSC00260
DSC00263

Sobe-se uma ladeira de gente grande no parque até chegar ao museu. Existe uma escada rolante (em 3 lances, por sinal), mas acho que no inverno não funciona ($%#*@). O museu está com uma exposição temática sobre os Jogos de Inverno de Vancouver, então colocaram um totem na entrada (adoro totens, me apaixonei por eles quando estive no Canadá e Alasca).

DSC00266
DSC00267
DSC00269

Um pouco antes de entrar no museu, do lado esquerdo, duas estátuas que chamam atenção. A primeira achei linda.

DSC00272

A segunda achei TU-DO.Chamas Citus, Altius, Fortius – ou Faster, Higher, Stronger (quem não lembra da música da Gloria Stefan em Atlanta 96 ? “If I could reeeeeeaaaach…”).

DSC00279

Tanquinhus perfectus. Agora vambora entrar no museu.

DSC00275

O museu é fantástico, pena que não é permitido tirar foto lá dentro. O prédio é lindo e as instalações espetaculares, e o museu todo multimídia. Combina exposições de itens históricos que contextualizam a história dos jogos (desde a Grécia, até Barão de Coubertain etc), com objetos de atletas importantes (vi o tênis que o Carl Lewis usou em 84 !), filmes e terminais de consulta, tudo muito bacana. Tem também uma salinha dedicada a coleções filatélicas e numismáticas, com todos os selos e moedas comemorativas dos jogos.

Me emocionou especialmente ver a exibição de todas as tochas olímpicas (jogos de verão e inverno) e dos mascotes de olimpíadas (Misha forever, pra quem lembra de Moscou !) no primeiro andar, além das medalhas no segundo andar.

Almoçamos por lá mesmo, no restaurante do terceiro andar (gostoso). Lojinha pouco atrativa pra mim, pois a maior parte era dedicada a artigos dos Jogos de Inverno de Vancouver, e eu já tinha visto muito disso em 2008.

Na saída, parada em dois símbolos olímpicos importantíssimos. Os anéis…

DSC00274

… e o fogo olímpico, que fica permanentemente aceso. É daqui que sai a tocha a cada olimpíada.

DSC00276

Pra quem quiser ter um gostinho do que é museu, tem um clipe legal no site : http://www.olympic.org/en/content/The-Olympic-Museum/Museum-Tour/

DSC00282

No próximo post, passeio pelo centro histórico de Lausanne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário