terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Chegada a Berner Oberland – agora sim os alpes !!!

A viagem de Lucerna para Lauterbrunnen foi emocionante em vários sentidos. Primeiro porque pegamos o trem panorâmico (Golden Pass) entre Lucerna e Interlaken – dizem que não é a parte mais deslumbrante da rota, mas já achei um espetáculo. Montanhas, lagos e o trem hora vai pelo alto hora vai por baixo. Pena é que o tempo tava muito do mais ou menos, neblina direto.

Para chegar a Lauterbrunnen, é preciso fazer troca de trens em Interlaken Ost, e é um troca meio pegadinha já que o mesmo trem tem vagões que vão para Lauterbrunnen e vagões que vão para Interlaken. E a troca teve que ser feita em muito pouco tempo, o que envolveu uma corrida minha arrastando Hansel e Gretel (as malas) rampa abaixo e rampa acima (muito acima) para trocar de plataforma.

Chegamos em Lauterbrunnen no final da manhã, e depois de acharmos nosso caminho numa estação de trem muito mal sinalizada começamos a caminhar até o hotel. Como sempre, o hotel supostamente ficava “a dez minutos da estação”. Lauterbrunnen é uma rua, saindo da estação sobe-se uma ladeira e numa certa altura começa-se a descer até o que teoricamente é o “centro” da cidade, onde fica a igreja

Nosso hotel ficava (adivinhem?) no topo da ladeira, e lá fui eu arrastando Hansel e Gretel ladeira acima. Cheguei em estado quase catatônico ao Hotel Schützen, e fizemos check-in imediatamente.

O hotel é muito bom, um autêntico chalé nos alpes. Quarto de tamanho razoável, varandinha, frigo bar “in natura” no inverno já que bastava deixar as bebidas do lado de fora. Não fazia um frio terrível, devia estar em torno de zero ou poucos graus positivos.

Restaurante do hotel excelente, tivemos a oportundiade de fazer várias refeições lá (fondue, bratwurst com rosti, schnitzel de porco com molho de champignons e linguini), tudo muito bom.

O único senão ficou para a última coisa, pois perguntei ao hotel se poderíamos ter um carro (ou táxi) para nos levar até a estação no dia de ir embora. Ok, era uma ladeira, mas íamos sair pouco depois das 6 da manhã e eu teria que arrastar Hansel e Gretel ladeira abaixo, lembrando que teria que passar por três trocas de trem até chegar a Genebra. Falaram que sim, marcarm o táxi e quando chegamos à estação a motorista nos cobrou 50 euros explicando que o táxi era de Interlaken.

Normalmente sou super-cuidadosa com essas coisas e pergunto tudo antes, mas acho que acabei relaxando por me sentir tão segura na Suiça. Moral da estória : turista é turista em qualquer lugar do mundo, tem que ficar ligado sempre.

No próximo post, Lauterbrunnen.