quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Berna, uma cidade surpreendente (15/02)

Chegamos em Berna depois de uma viagem rápida (pouco mais de uma hora) a partir de Lausanne. Viagem de trem tranquila, pegamos o trem certo, tudo bem. Mas como não podia ser tudo 100%, descemos pelo lado errado da estação em Berna.

Sem saber para onder ir, paramos para olhar um cartaz do tipo “Você está aqui” escrito em alemão. Devíamos estar com uma cara de ponto de interrogação total, porque uma moça parou muito gentilmente para nos perguntar se podia nos ajudar, e prontamente nos indicou o caminho para a entrada principal da estação, onde ficava o escritório de turismo.

Passamos no escritório de turismo, pegamos os folhetos de praxe, as indicações para chegar no hotel e lá fomos nós arrastando nossas malas por algumas quadras. Em mais ou menos 15 minutos (depois de uma virada de esquina errada) chegamos ao Hotel Bern. Hotel muito bem localizado, mas bem business – quartos pequenos e funcionais. E um aquecimento meio incontrolável, que ressecou até a alma da gente nas duas noites em que estivemos aqui.

Bom, falando da cidade em si. Foi uma surpresa muito agradável, Berna é uma cidade pequena, mas muito bonita e fotogênica :)

Berna - Cidade - DSC00403

Um dos principais marcos da cidade é a Zeitglocken Turm, ou a torre do relógio, A cada hora os bonequinhos do relógio fazem uma dancinha, tipo como acontece no relógio de Praga. Fica aquela cena cretina de um monte (no caso de Berna no inverno, um montinho) de turistas com o pescoço torto esperando uma coisa meio ridícula que dura um minuto. Dos que vi até hoje gostei mesmo do de Munich.

Berna - Cidade - DSC00400
Berna - Cidade - DSC00411

Algo bem legal na cidade são os quase 6 km de arcadas construídos nas ruas da cidade, com lojas em toda a extensão.Ou seja, pode chover, pode nevar…e a pessoa consegue andar por boa parte da cidade sem se molhar !

Berna - Cidade - DSC00408

Os ursos são o símbolo de Berna (aliás, o nome da cidade é derivado de Bären, que quer dizer urso em alemão), e estão em todas as partes da cidade. O lugar principal deles é do outro lado do rio em relação à cidade antiga. É lá que fica o antigo poço dos ursos, onde até bem pouco tempo ficavam dois ursos adultos. Ainda bem que não vi isso, devia ser muito depre.

Berna - Cidade - IMG_4295

Em outubro do ano passado inaguraram o Bärenpark, ou parque dos ursos. Fica numa área grande na margem do rio, em frente ao poço antigo. Menos depre, mais ainda um tiquinho. Abaixo, o registro do único urso que vimos por lá.

Berna - Cidade - DSC00431

Outros pontos de interesse na cidade : o Parlamento Suiço…

Berna - Cidade - IMG_4265

… e a catedral (Munster).

Berna - Cidade - IMG_4312

Por fim, os detalhes que fazem um cidade… Em Berna, achei legal encontrar placas no centro da cidade que apontavam para Zürich e Lausanne, como se fossem bairros :)

Berna - Cidade - DSC00434

Também gostei de ver o mercado na terça-feira, e flagrar um cachorrinho muito interessado no que dona estava comendo e alguns velhinhos jogando um jogo pra lá de esquisito, mas muito animado.

Berna - Cidade - DSC00540 Berna - Cidade - DSC00537
Berna - Cidade - DSC00536

E, por fim : no parque atrás da Munster, mesas de ping-pong em fevereiro…e dois meninos confabulando sobre a neve. Tudo de bom !

Berna - Cidade - IMG_4315
Berna - Cidade - IMG_4316

Ainda estão por vir três posts sobre Berna : fontes, telhados e o rio Aare.

1. Fiquei no hotel bern também !!! Achei caro pelo que ele é ...mas os hotéis na suiça...vc já percebeu como sao nao é ? Que delicia de passeio ...