sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ladeira acima e ladeira abaixo em Lausanne (12/02)

Lausanne tem uma geografia complicada, assim como parte das cidades que ficam à beira do Lac Lemán. Basicamente a cidade fica numa pirambeira. Partindo de Ouchy, na beira do lago, é só ladeira acima – estamos falando de algo como 500m de altura de diferença da parte mais baixa para a parte mais alta da cidade.

Terminada nossa expedição olímpica, voltamos pelo lago até a a altura do Debarcadérè, onde fica o quiosque de informações turísticas e, bem em frente a ele, o metrô. O metrô é uma coisa fofa, parece aquele trenzinho que liga o Magic Kingdom ao Epcot (ou ligava, tem um tempo que não vou lá). Melhor ainda, parece shuttlezinho de aeroporto de um terminal pro outro. Você entra na estação de Ouchy e fica paradinho na frente de uma das portas, que daqui a pouco o trenzinho chega. Aí você entra no trem e ele sobe. Sobe. Sobe. Sooobe.

Descemos na estação central, que é a Flon. Tem também uma parada na estação de trem e outra perto da catedral, mais pra cima e onde seria melhor termos descido. Mas tudo bem. Assim como na Basileia, em Lausanne também ganhamos um ticketzinho do hotel que nos dá direito a usar o transporte público gratuitamente. Logo além de fofo o metrô também foi grátis !

Nossa visita à cidade antiga (ou centro histórico da cidade) foi um festival de ladeiras – para cima e para baixo, algumas bastante íngremes. Começamos pela praça de La Palud, onde fica a prefeitura e uma fonte com a estátua da Justiça.

DSC00283 DSC00284

De lá subimos até a Catedral de Notre-Dame. Muito bonita. Quando chegamos estava rolando uma missa de corpo presente, então ficamos discreta e pacientemente aguardando a hora de poder entrar. O mesmo não fez ums senhora com um casaco de ski azul turquesa que só faltava ter a etiqueta de turista colada na testa – entrou missa adentro. Não vou chegar a dizer que a missa teve um lado  positivo, mas é fato que por causa dela pudemos ouvir o órgão. Abaixo, fotos da catedral (ou de partes dela) de diversos ângulos.

DSC00293 DSC00297 DSC00299

Atrás da catedral, um mirante de onde se tem uma vista muito bonita da cidade, e até do lago. Pena que o dia estava enevoado, mas nas duas últimas fotos aquela parte em laranja no fundo à direita é o lago iluminado pelo pôr do sol.

DSC00289
DSC00291
DSC00295

Da catedral, fomos até o Chateu Saint Marie, ali pertinho.

DSC00298

E depois descemos pelas Escadarias do Mercado até a Place de la Rippone, de onde fomos para a Rue Saint François, centro do “distrito de compras da cidade”. Subimos (sempre) a rua, muito fofa. Reparem que em cima do letreiro de cada loja tem uma imagem de São Franciso, ampliada na foto seguinte.

DSC00303
DSC00304

Subimos (sempre, sempre) a Rue de Bourg, movimentadíssima com diversas lojas, e daí começamos o processo ladeira abaixo. Nossa última parada na cidade antiga foi a Place de St François, onde fica a igreja de mesmo nome.

DSC00307

Andar em Lausanne cansa, mas o passeio vale a pena. Foi um dia ótimo. No próximo post, um dia na Riviera do Lago – Vevey e Montreux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário