domingo, 21 de fevereiro de 2010

Quarta-Feira de Cinzas em Lucerna (17/02)

Viagem tranquila de Berna para Lucerna, um pouco mais de uma hora pois pegamos um trem regional. Paisagem bonita.

Chegando em Lucerna, a enrolação já quase normal de baixar Hansel e Gretel (como eu passei a chamar carinhosamente nossas “malinhas” por aqui) do trem, andar com elas na estação, subir pela escada rolante errada até achar a saída certa…

Como sempre, o hotel ficava “a 10 minutos” da estação. Com Hansel e Gretel, durou um pouquinho mais, mas realmente é próximo. Ficamos no Hotel Des Balances, muito bom – quarto clean, amplo, confortável, único senão era o chuveiro…mas isso é fato em quase todo hotel da Europa.

Mas o melhor do nosso quarto era a vista, que incluía o símbolo de Lucerna – a Kappel Brücke, essa ponte coberta com a torre atrás.

Lucerna 01 - DSC00596
Lucerna 02 - DSC00558

Chegamos em Lucerna na quarta-feira de cinzas, literalmente porque lá o Fasnacht rola junto com o nosso carnaval. Então a cidade estava meio que de ressaca, com a Comlurb deles ocupadíssima em limpar a rua. O dia estava nublado, quase sem sol, e fazia um frio razoável (-2 / –3).

No dia seguinte, o tempo melhorou (rolou até um céu azul em alguns momentos) e a temperatura subiu – tanto que vimos vários locais sentados na beira do rio e nos banquinhos que ficam nas pontes pegando sol.

Nesse post incluí foto dos dois dias, basta ver a cor do céu para ver que fotos são da 4a e que fotos são da 5a.

Lucerna tem um centro histórico pequeno, e bem simpático. É uma cidade muito turística, foi disparado o lugar onde encontramos mais chineses, japoneses, americanos e…brasileiros. O povo vai muito para lá pois Lucerna é uma boa base para excursões pela Suiça. Dá pra passear pelo centro histórico em uma tarde sem muita pressa, e foi isso o que fizemos.

Torre do relógio da prefeitura com alegoria carnavalesca em frente…

Lucerna 03 - DSC00545

Uma das três torres do trecho remanescente da muralha original. Não foi possível subir na torre pois ela fica fechada no inverno. Fiquei arrasada, vocês sabem como ADORO subir em torres :)

Lucerna 03-1DSC00551

O monumento do Leão de Lucerna, uma estátua de um leão agonizante (triste :( ) esculpida dentro de uma rocha em homenagem aos soldados suiços que morrarm nas Tulleries defendendo o Rei da França durante a revolução francesa.

Lucerna 05 - DSC00553

É emocionante contemplar a estátua, consegui fazer isso por aproximadamente três minutos antes de um grupo de chineses invadir o local.

Lucerna 04 - DSC00555

Mas o grande barato mesmo é caminhar nas margens do rio, e curtir o visual das pontes e da cidade.

Lucerna 06 - DSC00566

Em frente à Kappel Brücke…

Lucerna 07 - DSC00563

Chegando mais perto…

Lucerna 08 - DSC00565

Atravessando a ponte…

Lucerna 09 - DSC00570
Lucerna 10 - DSC00572

E chegando do outro lado !

Lucerna 11 - DSC00580 Lucerna 12 - DSC00585

Duas curiosidades sobre nossa estada em Lucerna :

Primeiro sobre restaurantes. MUITOS restaurantes italianos, e no primeiro dia saímos já tarde e depois de procurar infrutiferamente por algum restaurante suiço, nos rendemos a um italiano no meio da cidade antiga. Gostosinho, único inconveniente foram os fumantes já que em Lucerna (assim como na Basileia) não há nenhum impedimento para fumar em lugares fechados.

De noite optamos por ir a um outro italiano, em frente ao hotel. Não é que era o mesmo da hora do almoço só que com outro nome ?!? Cardápio igual, comida igual. Serão todos os restaurantes italianos de Lucerna iguais ??? Não soubemos pois no dia seguinte jantamos aí sim num restaurante bem suiço, mas desse falarei num post separado, mais pra frente.

Outro ponto foram as obras. Impressionante isso, mas em todas as cidades em que estivemos vê-se guindastes grandes, e obras de manutenção significativas. Em Lucerna estavam fazendo uma qualquer coisa no rio.

Lucerna 13 - DSC00549

E registrei alguns veículos envolvidos nas obras. Tudo petit, pra poder andar pelas ruas estreitas da cidade.

Lucerna 14 - DSC00548

No próximo post, nossa primeira montanha suiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário