segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Um domingo em Bruxelas – Primeiras impressões e a Grand Place (07/02)

Bruxelas é uma cidade estranha. Bom, é verdade que boa parte das cidades fica estranha aos domingos. E em domingos de inverno em lugares onde faz frio, a tendência é que fique ainda mais estranho.

Até que tinha gente na rua, acho que a temperatura tá melhorando pra eles – vimos termômetros marcando 6 graus, mas a sensação térmica em algumas ocasiões foi 2 ou 3 graus abaixo disso. Nublado o tempo todo.
Andamos o dia todo na cidade, vimos algumas coisas muito bonitas, e passamos por lugares bacanas. Mas é um povo meio distante demais, e uma cidade com uma geografia esquisita - tipo, nem um rio pra cortar a cidade e dar aquela “quebrada”, então fica só concreto. Não é uma cidade nem grande nem pequena, uma coisa meio que no meio do caminho. Vale conhecer no esquema de passar um dia, um  dia e meio, e usar a cidade como base para explorar o restante da Bélgica que dizem ser bem bonito (já fui a Bruges e recomendo, e também me falaram bem da Antuérpia).

O ponto principal da cidade é a Grand Place, que eles também chamam de praça do mercado embora eu não tenha visto nenhum mercado por lá (talvez não role aos domingos, ou no inverno). A praça é realmente linda, com destaque para a prefeitura construída toda em estilo gótico.


DSC00088

DSC00080

DSC00084


A Grand Place estava mesmo animada quando estivemos lá, com o que acho que eram todas as crianças belgas juntas. Grupos de bandeirantes e escoteiros, muitos correndo sem parar – deve ser o prazer de estar ao ar livre depois de tanto frio.

DSC00091

DSC00120
DSC00119
 
Foi na Grand Place e arredores onde passamos boa parte do nosso domingo, mas vejam o restante das andanças nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário