segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Bruxelas em quadrinhos (07/02)

Pois é. Falta de cultura minha, mas uma pesquisa rápida pré-viagem (para Bruxelas tive algo como 1h de pesquisa só) me mostrou que Bruxelas é uma cidade com longa tradição em quadrinhos. É. Quadrinhos. Gibi.

O mais célebre de todos é, naturalmente, o Tintin, criado pelo Hergé. Li alguns livrinhos do Tintin quando era criança, mas nunca fui super fã – preferia Asterix :) Mas existem outras histórias e personagens belgas também, algumas do próprio Hergé e outras de outros artistas. Quem sabia que os smurfs eram belgas ???

Andar pela cidade é engraçado porque volta e meia se esbarra com algo com cara de cartoon.


DSC00096
DSC00106
DSC00114
DSC00125

E esses foram só alguns lugares nos quais passamos por acaso. Existe todo um roteiro montado pelo Tourism Office para que você possa visitar todos, mas não tínhamos tempo. Para aqueles que tiverem curiosidade, confiram em http://www.opt.be/contenus/mural_paintings__comic_strips_/en/362.html.

Por fim, é claro que rola um museu de quadrinhos – o Belgian Center for Comic Strip Art. Bem legal, a começar pelo lugar onde fica – uma construção lindíssima do Victor Horta (o Gaudí belga, tudo aqui é do tal do Horta). E as exposições são bem divertidas, embora eu ache que o museu podia ser um pouco melhor documentado. E a lojinha do museu podia ser melhor também !

DSC00126 DSC00127
DSC00131
DSC00129

No museu tinha um daqueles quadros com um buraco no meio para que a pessoa enfie a cara e tire foto no papel da “celebridade”. No caso era um quadro do Tintin vestido de explorador, e eu não poderia perder a oportunidade.

DSC00130

No próximo post, bebendo (bem) e comendo (melhor) em Bruxelas.

Um comentário: