quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A caminho da Suiça (10/02)

Viemos de Bruxelas para Basileia de trem, numa viagem que durou quase sete horas. Tinham opções mais rápidas, mas envolviam trocas de trem em Paris ou em Colonia (na Alemanha), e dado o processo sobe-mala-desce-mala no trem escolhi um parador mas que era direto.

Tendo em vista a duração da viagem, resolvi vir de primeira classe. Muito bem instalada, como se vê.

Basel - TS - DSC00134

Viagem muito agradável e bem bonita em alguns momentos. Começou a nevar logo na saída de Bruxelas, e o caminho foi quase todo branquinho. Descemos pela Bélgica e pela França, passando por Luxemburgo.

Viemos descansando e apreciando a paisagem.

Basel - TS - DSC00135

O destaque do percurso ficou por conta da região da Alsácia na França, que pretendo visitar em outubro. Paramos em Strasbourg e Colmar, duas cidades que constam no nosso roteiro-rascunho para a próxima viagem.

A chegada à Basileia foi bem tranquila. Estação de trem bem organizada (uma parte da estação fica na França, é engraçado), trocamos dinheiro e fomos no escritório de turismo onde ganhamos mapas da cidade e orientações para chegar no hotel.

Ficamos no DasBreite Hotel, um tiquinho afastado do centro mas excelente. Hotel moderno, super clean, confortável. Um dos melhores banheiros que já vi em hotel na Europa, chuveiro de gente grande. Excelente serviço, café da manhã muito bom. E o acesso à cidade é super fácil : bem na porta do hotel (atravessando a rua) tem a parada do tram. É só pegar o número 3 e em menos de 10 minutos chega-se à praça principal.
Falando em tram, o sistema de transporte público é fabuloso aqui. Cobre todos os cantos da cidade com várias linhas, e os trams passam a cada 7 min até às 8 da noite e a cada 15 min depois disso. Nos pontos existem placas eletrônicas sinalizando quando chega o próximo tram de cada linha, que nem no metrô de Londres.

E o melhor : turista não paga. O hotel nos dá o o “mobility ticket”, que dá direito a usar trams e ônibus de graça durante o período da estadia. Mesmo antes de chegar no hotel já e possível andar de graça de tram da estação até o hotel – basta apresentar o papel com a confirmação da reserva do hotel caso apareça algum fiscal. Muito simpático, delicado e civilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário