quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cairo - Pirâmides !!! (03/10)

Chegamos finalmente. O sonho. O deserto. As pirâmides. A esfínge. E um sol de rachar. Chapéus devidamente colocados, vamos na direção das pirâmides. São três, avô (Cheops), pai (Khafre) e filho (Mycerinus), em ordem decrescente de tamanho. Muito emocionante vê-las. Fomos para a grande pirâmide de Cheops, e subimos a escadinha que dá na entrada da pirâmide. Não entramos, obviamente - não é exatamente um programa para uma asmática um pouco claustrofóbica -, mas tiramos ótimas fotos, disputando o espaço pequeno com diversos outros turistas com o risco de despencar pirâmide abaixo.

Fomos de carro até um lugar no início do deserto do Saara (alalaôôôô) que tem uma vista fantástica para as pirâmides. Mais fotos, e um impulso : resolvemos andar de camelo. Negociamos com o beduíno dono do camelo, pagamos obviamente muito mais do que devíamos mas tudo bem - ele nos prometeu um passeiozinho e fotos ilimitadas, já tinham nos avisado que às vezes eles cobram 10 dólares e quando chega longe no deserto dizem que os 10 dólares foram só pra ir, e pedem 100 pra voltar :). Lá fomos nós, e andamos até que bastante, com direito a diversas fotos. Subir e descer do camelo é algo emocionante (o bicho abaixando e levantando requer algum equilíbrio da nossa parte), mas foi tranquilo - aproveitei bastante, como se vê.

De lá partimos para a Esfínge. Bom, pequena decepção da minha parte... Eu era louca pra conhecer a esfínge. Pela mitologia toda, e também pelo Obelix, que todos sabem ter sido o responsável pelo fato da Esfínge não ter mais o nariz. Pois bem. A esfínge é cotoca. Não imaginava pelas fotos, perspectiva é algo impressionante - mas o fato é que ela guarda a entrada do platô das pirâmides, tem a carinha do Khafre (o mesmo da pirâmide do meio) e comparada com as pirâmides ela fica naturalmente pequena. Mas achei linda assim mesmo, emocionante ter visto. Mais um sonho realizado, e documentado em fotos pelas quais literalmente tivemos que sair no tapa com outros turistas já que o espaço do lugar de onde podemos tirá-las é muito pequeno.

Almoçamos num restaurante simpático com vista para as pirâmides, chamado Caviar (vamos combinar que qualquer sombra com ar condicionado e água mineral ou coca zero gelada seria maravilhoso naquale momento). Pedi um mixed grill de carne, kafta e frango, veio com arroz e fritas, mais as entradas típicas de pão pita como hummus tahine e babaganoush e sorvete no final. Cumpriu a missão, já eram 3 e tal da tarde.

Fomos então ver o light & sound show nas pirâmides. Não tenho muito a falar. Dura 45 min e é caído. Ver as pirâmides iluminadas é legal, mas eles podiam trabalhar num programa melhorzinho. De volta ao hotel , banho e fomos para o restaurante do jardim, jantar e tomar cerveja (as primeiras do dia, dado que o restaurante do almoço não servia álcool).

1. Horácia minha linda !!!

Estou com uma pontona de inveja boa de vc !! Esta viagem está sendo o máximo !! Pelo jeito esta sua vida de turista é boa mesmo. Mas olha só criatura, vc está sem chapéu, neste sol, vc vai chegar no final da viagem torrada.
    Não acredito que a Esfinge é pequena !! Então foi sorte o Obelix ter acabado somente com o nariz !!
    Imagino que estes lugares todos devem fazer vc se sentir voltando no tempo, por favor, imagine que os egípcios eram tudo de bom !! hahaha !!
    Menina, tudo isso de tesouro para o Tut e ele morreu com 18 !! Se tivesse vivido até os 80 não precisaria procurar o tesouro !!
    Conta mais desta sua jornada, estou curiosa !!
    Mas lembre-se !! Protetor e oculos escuros garota !!