sábado, 17 de outubro de 2009

Egito - The Good & The Bad - Parte II (The Good, the better, the amazing)

Pontos altos de uma viagem inesquecível... Vi um anúncio de um banco no aeroporto do Cairo com o slogan "Perfection leads to eternity", usando imagens de templos para ilustrar. Nada mais verdadeiro, e nada mais a cara do Egito.

1 - A Pirâmides de Giza : vimos muita coisa, mas nada bate as pirâmides. Pela presença delas no imaginário geral, por ter sido sonho desde sempre conhecê-las, por as termos visto logo no primeiro dia e por elas serem simplesmesnte espetaculares. Até o passeio de camelo perto delas foi sensacional.

2 - Karnak : fantástico pela grandeza, beleza e pessoalmente para mim pela associação afetiva via Agatha Christie. Vimos o entardecer lá, foi fantástico. Destaque para o hall com as colunas e para a avenida das esfínges.

3 - Templo de Isis na ilha de Philae : foi o primeiro que vimos, então foi muito impactante. Não é tão grande quanto outros, mas é muito bonito e tem uma atmosfera muito legal.

4 - Abu Simbel e o céu estrelado : os templos são lindos e imensos. Mas foi muito especial os vermos no pôr do sol e depois iluminados, num lugar com o céu mais estrelado que já vi.

5 - Luxor, com o Vale dos Reis e as tumbas coloridas, o templo de Hapshepsut e com o templo de Luxor com sua avenida das enfínges que se conectava com a de Karnak no passado.

6 - Templo de Abydos, pelos desenhos e relevos coloridos, impressionantemente novos depois de tanto tempo.

7 - Pirâmides de Sakkara e Dashur, os rascunhos e a primeira pirâmide para valer.

8 - Todos os demais templos que vimos (Kom Ombo, Edfu e Dendara), cada um com suas características especiais.

9 - Galerias de Tutankhamon no museu egípcio e seus tesouros inacreditáveis.

10 - Rio Nilo, especialmente ao por do sol. Pela beleza e pelas possibilidades que traz para a imaginação da gente.

11 - Snorkel no mar vermelho, especialmente em Ras Mohamed. Peixes de todas as cores e barreiras de corais alucinantes.

12 - Cairo cóptico, onde sinagogas, mesquitas e igrejas ficam tão próximas umas das outras.

13 - Almoço no parque Al-Azhar com uma vista linda para o Cairo.

14 - Montes Sinais e Moisés, lugares sagrados para cristãos, judeus e muçulmanos, e o monastério de Santa Catarina.

15 - Ramses II. Era metido e cheio de si, mas o fato é que se ele não tivesse existido nossa viagem teria durado a metade. E Nefertari, porque conseguiu receber várias homenagens do egocêntrico e ainda ter uma tuba onde se paga quatro mil dólares para ficar dez minutos.

16 - Osiris, Isis, Horus e Hathor, os deuses homenageados em quase 80% dos desenhos e relevos existentes nos templos e tumbas.

17 - A extrema simpatia do povo egípcio e o carinho que eles faziam questão de demonstrar pelo Brasil. Durante a nossa visita estava rolando o mundial de futebol sub-20, e todos faziam questão de nos dizer que torciam para o Brasil.

18 - Hotéis 5 estrelas e guia particular, itens esseciais de sobrevivência no Egito.

19 - Aeroportos : apesar do sistema de chamada de vôos (o berro), os aeroportos domésticos são muito superiores aos nossos. O internacional do Cairo nem tanto, mas não apaga os demaais.

20 - Seretide, Singulair e Alegra, que permitiram que o pó e os ácaros multi-milenares não me gerassem crises de rinite ou asma.

2 comentários:

  1. Pena que acabou... como foi bom ir lendo e viajando com H.

    ResponderExcluir
  2. Horácia,

    Me senti nas pirâmides, templos, mergulhos, por do sol...foi fantástica a nossa viagem.

    Valeu,

    ResponderExcluir