quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ras Mohamed...o paraíso ! (14/10)

Dia FA-BU-LO-SO ! Saímos às 9 para a nossa tour particular do parque nacional de Ras Mohamed, que fica na pontinha sul da penísula de Sinai, mais ou menos a meia hora de onde estamos.


Passamos por dois ou três checkpoints, tivemos inclusive que apresentar os passaportes. E também passamos ao lado de uma base militar destinada a manter a paz entre Egito e Israel. Relaxadíssimos com o ambiente acolhedor, chegamos ao parque. A primeira parada foi em frente ao Golfo de Aqba. Mais à direita fica o Golfo de Suez.



Depois seguimos de carro (sol já ficando caprichado) mais um pouquinho, até chegar no que eles chamam de florestas de mangrove. Não sei a tradução para o português, é essa árvore da foto aí embaixo. Um manguezalzinho básico.



A parada seguinte foi o Lago Mágico, assim chamado porque ele muda de cor durante o dia - uma combinação da luz com os mineirais existentes dentro do lado. Na hora em que chegamos ele estava turquesa.



Ao lado do lago, um ponto célebre do parque : uma rachadura decorrente de um terremoto. Sabe-se lá porque é célebre, mas a foto ficou bacaninha.



Bom, daí fomos ao que interessa : snorkel ! Foi legal ter o guia private porque ele ensinou coisas básicas para alguém tapado no assunto (meu caso). Mas como é que eu ia adivinhar que tinha que cuspir na máscara (eeeeecaaaaa !) e molhá-la antes de colocá-la, né ? O carinha me ensinou a vestir a máscara direitinho, o que contribuiu muito para a qualidade do passeio - no dia anterior quase me afoguei na máscara duas vezes porque entrou água. Preparadíssima, fui pra água.



Fizemos snorkel em dois pontos distintos do parque, e a máquina fotográfica à prova d'água fez falta, porque é muito difícil para mim descrever o que vi. Começamos nuns corais em água rasa, eu toda tensa com as recomendações do homem - não chega perto do coral, não encosta no coral porque ou ele corta ou queima, cuidado quando formos mais lá pra frente e você tiver que passar as ondas para não ser jogada na pedra... Fiquei tão longe do coral no início que quase não dava pra ver nada, mas depois perdi o medo e fui. Mesmo na água rasa é muito muito muito show. Um colorido inacreditável, peixes de todos os tamanhos, estilos e cores. Depois fomos para a parte de água mais profunda, e é inacreditável ver o "penhasco" que os corais formam dentro do mar, e o tom muito azul da água. E mais, mais peixes coloridos. De um lado, de outro, embaixo da gente.

Fiquei extasiada. Inesquecível e apaixonante. Uma experiência fantástica. Na saída, uma foto da baía onde mergulhamos pela segunda vez. A tal pedra que eu tinha que tomar cuidado para não ser jogada contra pelas ondas é a do cantinho esquerdo. Nadamos até depois da "curva", e contra as ondas. Quem diria...

               

Nosso guia se ofereceu para nos levar a um terceiro lugar para fazer snorkel no parque. Fiquei tentada, até porque até agora não vi o Nemo - vi todos os outros peixes do desenho, mas nada do Nemo -, mas já era uma e pouco e sol estava muito forte, então desistimos. Voltamos pro hotel, almoço, descanso rápido e piscina até o fim do dia. Jantar rápido e um Alginac básico, porque obviamente fiquei toda dolorida das minhas aventuras no mar. Sonhando com peixinhos coloridos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário