segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A estória de Amun Min, o garanhão sagaz

Numa das paredes do hall de colunas em Karnak existe uma cena com o deus Amun Min. Ele é representado de forma muito similar ao Amun Ra, com três diferenças básicas : não tem um braço, não tem uma perna e tem uma outra parte do corpo proeminente e avantajada, como se vê na gravura aí embaixo.


Amun Min era o deus da fertilidade (óbvio), e a estória dele é a seguinte : a tribo onde ele morava está em guerra, e os homens tinham que escolher alguém para tomar conta das mulheres enquanto eles iam para a batalha. Escolhem Amun Min, que consideravam inofensivo pois já era bem velho. Quando voltam, todas as mulheres estão grávidas, e como punição cortam um braço de Amun Min. Vem outra guerra, mesma situação, resolvem deixar o Amun Min tomando conta da mulherada porque ele já terá aprendido a lição. Mais uma vez, voltam da guerra para encontrar todas as mulheres grávidas novamente, e cortam a perna do Amun Min (não me parecem muito inteligentes, senão teriam cortado a parte do corpo certa da da primeira vez).

Mas não matam Amun Min, pois a esta altura ele já está consagrado deus, mesmo tendo feito tanta bobagem. Motivo : ele é invencivel pois conseguiu reunir um exército gigantesco, todo formado por filhos dele... Sagaz, o Amun Min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário