segunda-feira, 2 de maio de 2011

72 horas em Madrid - Andando na rua

Um dos grandes baratos de Madrid é andar na rua.

A cidade não é grande, ou pelo menos a parte que interessa as pessoas normais. "Minha" Madrid vai do bairro de Salamanca (onde estão as calles Serrano e Velasquez, lindas e perfeitas para window shopping) até o Reina Sofia e do Palacio Real até  o Parque do Retiro. No meio desse polígono tem quase tudo de legal que existe para ver em Madrid  : a Madrid antiga (dos Astúrias), com o centro e as ruas estreitinhas que desembocam na Puerta del Sol e na Plaza Mayor; o "caminho da arte" com os principais museus no Paseo del Prado; os bairros modinha de Malasaña e Chueca, cheios de praças, cafés, bares e lojinhas transadas; a Gran Via com aquele jeitão meio Broadway, meio Avenida Rio Branco; La Latina com as Calles Cava Baja e Cava Alta, meca dos tapas madrileños.

É lógico que alguém que viva em Madrid ou conheça muito bem a cidade vai ter alguns lugares para recomendar fora dessa área (até eu tenho um ou outro, vocês vão ver em outros posts), mas acreditem - o 80/20 está nessa área. E, supondo que você não vai querer fazer tudo num dia só (nem que quisesse ia conseguir), dá pra fazer tudo a pé, apelando para um metrô ocasional quando os pezinhos estiverem reclamando muito.

Adoro andar na rua porque é um jeito de sentir a atmosfera do lugar, ainda que turista sempre tenha cara de turista - não adianta nem achar que está se misturando aos locais. Mas na rua você sente o zum zum zum, os altos e baixos do dia (tipo, vai na Puerta del Sol às 9am e volta tipo 5pm... são dois lugares diferentes !), e vê as figuras e personagens que formam a cara e a personalidade de uma cidade.

Então, vamos à rua... começando pela Gran Via, ou pelo início dela - Plaza de España, onde ficam as famosas estátuas de Don Quixote e Sancho Pança.

Caminhamos a Gran Via todinha, passando pelos teatros com musicais, cinemas (tudo dublado em espanhol, desespero) e chegando até a Puerta de Alcalá, pertinho do Parque do Retiro.

No caminho, na altura da Plaza das Cibeles, estava rolando uma concentração para uma manifestação do dia do trabalho - contra o corte de pensões e afins.

Ainda na parte ao norte da Puerta del Sol, passeamos pelo bairro de Malasaña - Chueca não rolou, fica para outra vez. Malasaña é um bairro bacaninha, com as ruas principais sendo Manuela Malasaña, Divino Pastor e Espiritu Santo. Essa última é mega fofa, tipo uma rua "mercado", com uma lojinha ao lado da outra - a de queijos, a de carnes e frios, a peixaria, a de frangos e ovos etc. A foto abaixo é da Plaza de Las Comendadoras, num dos limites do bairro.


Mudando de área, agora ao sul no Barrio de Las Letras. Fica entre a Plaza Mayor e o Paseo del Prado, basta descer a Calle de la Bolsa e a partir daí a Calle Huertas. Essa rua é linda, também um restaurante / bar ao lado do outro, de noite bomba.






Ó que lindo... no chão da Calle de Huertas volta e meia tem uma citação de algum escritor famoso - essa é do Cervantes, a frase de abertura do Don Quixote,


Pertinho da Calle Huertas também está a Plaza de Santa Anna, outro lugar de buchicho total à noite. A foto abaixo foi tirada de manhã, por isso a praça tá vazia assim... Mas são vários restaurantes e cafés, todos com mesas na calçada onde a turma (que topa pagar mais caro) fica tapeando.


Ainda na Plaza de Santa Ana, tem essa estátua do Garcia Lorca, o famoso poeta espanhol. Ele está segurando uma pomba...mas...peraí...repara direitinho !


Fim do nosso passeio pelas ruas de Madrid - alguns lugares por onde andei, como La Latina e Salamanca, não tirei foto. Acontece, me distraio. Mas vale a pena, vai por mim. Tremenda cidade pra se andar pela rua :)

No próximo post, o tal "caminho da arte".

Um comentário:

  1. Oi,

    Muito legal o seu texto falando de Madrid. Para quem veio e ficou tao pouco tempo ate que voce conseguiu explicar muito bem toda a magia da cidade. Eh claro que existem lugares bonitos que nao entraram no seu depoimento, como o templo de Debod, que esta perto do Palacio Real ou da iglesia de la Virgen de la Almudena, que esta ao lado do palacio e que eh muito bonita tambem... Sem contar com a plaza de toros que esta em Ventas e as 4 torres que estao em plaza de castilla etc.... Parabens!

    ResponderExcluir