terça-feira, 10 de maio de 2011

Salamanca - Duas catedrais e uma cidade jovem

Salamanca é linda ! E além disso, é muito, mas muito alto astral. É essencialmente uma cidade universitária, e jovem, portanto. No verão dizem que fica ainda mais cheia, porque é quando a turm (especialmente os americanos) vêm estudar espanhol - a universidade fornece vários cursos para estrangeiros, dado que o espanhol falado em Salamanca tem a reputação de ser o mais "puro" da Espanha.

Também é uma cidade para se caminhar - virtualmente tudo o que interessa está bem perto do centro. 15 minutos pra um lado, 15 minutos para o outro. E vale a pena passar várias vezes pelo mesmo lugar (o que acaba sendo inevitável), porque a luz muda, e transforma o tom de areia das construções - vão ficando meio dourados, com um brilho quase mágico.

Ficamos duas noites em Salamanca num hotel na Plaza del Mercado, bem do lado da Plaza Mayor. O hotel chama-se Room Mate Vega (http://www.room-matehotels.com/esp/salamancahotel/vegahotel/vegahotel.php), e é de uma cadeia (Room Mate) relativamente nova na Espanha - hotéis baratos, sem muita frescura. Gostei muito, um design clean, confortável, wi fi de graça - e uma diária de 70 euros. Café da manhã não incluído, mas custa 6 euros por pessoa e é bem razoável. Fomos de ônibus desde Madrid, pela Avanza Bus - 1,5h de viagem, super tranquilo, ônibus com wi fi free e tudo :)

Ok, dicas logísticas compartilhadas, vambora começar a andar. Primeira parada foi a Plaza Mayor, que os salamantinos defendem como sendo uma das mais bonitas da Europa - e é mesmo ! As fotos não fazem justiça porque estavam armando uma feira do livro no meio da praça - ok, é cultura, é bacana, mas quebrou um pouco o clima...



Da Plaza Mayor para a catedral, desce-se por uma das duas ruas de pedestre principais (cheias de restaurantes e lojinhas de souvenires de gosto duvidoso), e chega-se até a Plaza de Anaya, que estava toda florida :)



 Em frente à praça, ficam as duas catedrais - a Nova e a Antiga. Uma colada na outra, e pode-se acessar a antiga por dentro da nova. Vale a pena dar uma volta por fora do "complexo" antes de entrar - é impressionante, e as fachadas da catedral nova são muito bonitas, espacialmente a parte lateral.

O interior da catedral nova não me agradou não. Dizem que é do final do gótico, mas como começou a ser construída em mil quinhentos e pouco e terminou em mil setecentos e tanto, tem muita coisa barroca - muito ouro demais, ostentação demais, fica tudo meio pesado. Não curto. Já a catedral antiga é bem mais bonita por dentro (vale o ingresso de 3 euros que eles cobram), essa foto é de lá.


Tem um ingresso adicional para subir as torres da catedral, de onde teoricamente se tem uma vista ótima de Salamanca. Mas como vocês já sabem, subir em torres (ou telhados, ou abóbodas, ou duomos) é contra minha religião, pelo menos por enquanto - então não subi :)

Uma última foto da catedral Nova no pôr-do-sol...


Continuamos descendo na direreção do rio, e acabamos num jardim lindinho - Horto de Calixto e Malibea. De lá, tem-se uma visão bem legal da catedral...


... e de umas partes da cidade.

Chegamos ao rio, para ver a Puente Romano. E aí dá pra ter uma noção do que eu quis dizer com uma cidade jovem ! Era feriado neste dia, Lunes de Aguas (explico num outro post) e acho que o universidade inteira erava no rio.


A seguir, mais posts sobre Salamanca - universidade, conventos e, naturalmente, comer & beber !

Nenhum comentário:

Postar um comentário