sábado, 21 de maio de 2011

Me sentindo em casa no País Basco : San Sebastian é tudo !!!

O ônibus desde Bilbao demorou menos de uma hora e meia, e apesar de ter atrasado uns 15 minutos chegamos bem ao nosso hotel em San Sebastian, depois que um táxi nos trouxe da estação de ônibus. Ficamos no Hotel Europa, que é direitinho, dá pro gasto e é uma relação custo / benefício muito boa. Mas com certeza San Sebastian merece mais, e a próxima vez será com mais estilo no quesito hospedagem :)

San Sebastian (ou Donostia como dizem os bascos) é uma cidade apaixonante. Pequena, com uma arquitetura show, uma praia linda e uma gente elegante, orgulhosa de viver onde vive. Isso sem contar a comida, que é disparada a melhor da Espanha e, pelo menos atualmente, a melhor do mundo - é a cidade com o maior número de estrelas no guia Michelin.

Fiquei dois dias por lá, poderia ter ficado uma semana. É cidade para relaxar durante o dia na praia (ou fazer uns bate-volta pras cidadezinhas próximas) e aí sair pra balada noturna : pintxos, jantar, drinks - o Casco Viejo fica apinhado de gente.

A praia é muito show. São duas principais, uma ao lado da outra : Playa de La Concha e Ondarreta. Mais ou menos 3 km de orla, com alguns poucos restaurantes / cafés direto no calçadão e zero vendores ambulantes na areia, e um morro de cada lado - o Urgull e o Igueldo.

E um super astral na orla, com locais e turistas desfilando no calçadão durante o dia todo, e em especial depois das 5 / 6pm - aproveitando que o sol da o ar da graça até nove e meia da noite. Desfilando não é força de expressão, porque a turma em Donostia é chique. Se arruma para passear na praia às 5 da tarde, e olha que nem é verão ainda !

O visual da praia em si me lembra muito o Rio de Janeiro há uns trinta anos atrás (trinta ? trinta ? aiquehorror, a pessoa lembra de coisa há trinta anos atrás !!!!). Teve uma hora que quase desci para ver se achava tatuí na areia :)). Fotos abaixo.





Alguns takes da arquitetura, na orla e no centro histórico, ou casco viejo.







Andamos os tais 3 km da orla diversas vezes nesses dois dias, aproveitando queo céu estava azul azul, incluve com o sol castigando bastante no meio da tarde. E no fim do dia, o visual de por do sol, tomando um vinho (ou cerveja) num dos cafés - aquela vida muito difícil, sabe?



Nos próximos posts, visitando o porto de San Sebastian, arriscando a vida no funicular e comendo maravilhosamente.

Um comentário:

  1. Horácia,

    Você não pensou em ficar mais de 1 semana ? Fala sério...foi a Bia que não deixou né ? Este por do Sol está divino.

    ResponderExcluir