sexta-feira, 6 de maio de 2011

72 horas em Madrid - Experiências no Desayuno

Café da manhã não é exatamente o ponto forte dos espanhóis. Tipicamente eles tomam um café (solo o con leche) com um trequinho qualquer para comer - tipo uma torrada com azeite (sempre ele !), um croissant ou alguma variante doce. Isso lá pelas 9, já que a turma aqui não é de acordar muito cedo - todo mundo sentadinho (ou em pé mesmo) no balcão de uma confeitaria ou similar.

Como o café da manhã não estava incluído na diária do hotel e era um buffet de 15 euros por cabeça (e para mim nao vale mais a pena), fizemos algumas experiências nas redondezas da Puerta del Sol / Plaza Mayor. A primeira delas foi numa cadeia belga de boulangeries - Le Pain Quotidien. Tem várias na cidade, e cumpre bem seu papel com um café con leche legal (peça o pequeno, não o duplo como pedi - vem uma bacia) e pães com geléia e manteiga.

No segundo dia testamos uma tradição madrileña, muito embora ela seja uma tradição mais para o meio da tarde ou para a madrugada - chocolate com churros na Chocolateria San Gines. Fica numa rua minúscula antes da Igreja de San Gines, vindo pela Calle Arenal.


É antiga, tradicional, e funciona virtualmente 24h. O chocolate é aquele espanhol clássico, super forte e espesso, e mega doce. Doce demais para beber (pro meu gosto), mas ideal para o ritual de molhar os churros antes de comê-los. A porção de churros dá pra duas pessoas (a menos que você esteja realmente comprometido com o desafio de entupir as artérias de uma vez), e vale a pena de verdade - os da San Gines são os melhores que já comi, finos, sequinhos e deliciosos (e sem recheio, logicamente, dado que já tem o chocolate.


Vale a pena ir à San Gines, pelo menos uma vez. Experiência super válida.

Como é impossível começar todos os dias com esse coquetel de doce e gordura, no último dia partimos para outra experiência, mais a ver com a gente. Meson 5J, na Calle Arenal. Um combinado de café con leche + suco de laranja espremido na hora (eu desprezo, mas não é culpa do suco) e um bocadillo do dia sai por 4 euros e pouco. E o bocadillo é gigante, eu comi metade e levei o resto pra comer mais tarde. No caso, o bocadillo do dia era de lomo (lombinho de porco), e estava di-vi-no.


A seguir, mais Comer & Beber em Madrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário