sábado, 14 de maio de 2011

Passeando pelas Asturias : Cudillero e Avilés

Na preparaçao da viagem eu tinha lido sobre Cudillero. Uma cidadezinha à beira mar perto de Oviedo, com casinhas coloridas (Oviedo é monocromática - bonita, mas monocromática), e aquela cara de "riviera italiana". E era uma chance de conhecer uma partezinha do litoral das Asturias, então lá fomos nós.

De trem regional, quase um metrô. Com uma troca no meio do caminho, mas tudo tranquilo. Aí chega-se à "estação de trem" de Cudillero, no meio do nada. Cadê o mar ? Por sorte (acho que por sorte mesmo), tinha um senhor trabalhando na estação, e pudemos perguntar a direção da cidade. Resposta : vire à esquerda e vá reto toda vida. E assim fizemos. Era morro abaixo, então fiquei mais confiante que um dia chegaríamos ao mar.

Andamos. Andamos. Andamos. Cadê o mar ? Andamos. Andamos. Mas que raios eu vim fazer aqui? Andamos mas um pouco, e aí chegamos em algo que sim, parecia uma cidade. Casinhas que iam margeandoaquela única rua que continuava descendo. Continuamos andando, e volta e meia o pensamento da subida nos assombrava. E aí chegamos, finalmente, ao mar.

A cidade é fofa e pitoresca, mas às vezes quando faço essas pesquisas de viagem esqueço que muitas das pessoas que recomendam esses lugares são aquelas que nunca viram mar na vida. Morando no Rio de Janeiro, nossas expectativas são mais altas :) É um lugar para se passar umas duas horas (incluindo almoço), e se contarmos o trabalho que dá pra chegar não vale a pena não. Talvez numa viagem de carro pelo litoral asturiano faça mais sentido. Mas estávamos lá, então aproveitamos.
 



Nesse pedacinho perto do mar tem diversos restaurantes. Escolhemos o Restaurante Isabel porque a própria (uma senhorinha) veio nos pegar na rua quase - Buenos dias pra lá, buenos dias pra cá e gostamos dela. É a casinha azul da foto abaixo, que por sinal abriga também o Hotel Isabel - aparentemente a senhorinha é um grupo empresarial !



O almoço foi ótimo, menu completo por 15 euros. De entrada, paella de mariscos e fabas (ah, as fabas) con almejas, ou mariscos.

 
Depois, tacos de bacalao e chipirones (as baby lulas) en su tinta.
 
 
De sobremesa escolhi um sorvete e veio um inacreditável picolé Nestlé, mas doña Isabel já tinha cumprido sua missão :).
 
Depois do almoço, voltamos para a "estação" de trem (no escritório de turismo nos explicaram onde achar um táxi para subir o morro) e de lá pegamos o metrozinho para Avilés. Ir a Avilés não estava no programa pré-viagem, mas resolvi ter um plano B caso Cudillero nos ocupasse pouco tempo como foi o caso.
 
Avilés é a terceira cidade das Asturias, depois de Oviedo e Gijón. E foi bom ter passeado por lá, é bem bonitinha. O desafio maior foi nos acharmos na cidade, já que na estação de trem não tem nada de informacão turística (aliás isso é um problema na Espanha toda), de forma que chegamos na cidade sem mapa nem nada, e sem saber para que direção seguir. Golpe de sorte, olhei pra esquerda e lááááá longe vi uma plaquinha com o "i" característico apontando na direção do escritório de turismo. Hay que perseverar, porque são muitas plaquinhas, mas algum tempo depois já estávamos devidamente equipadas e fomos explorar a cidade.
 
Nenhum monumento muito marcante não, o bacana é andar na rua, especialmente no centro histórico. Vamos às fotos.
 







Uma ovelhinha no caminho de Santiago
 Como em toda as cidades espanholas, parques e áreas verdes, floridos na primavera.


 A Catedral da cidade, em estilo inglês. Bonita por fora mas, acreditem, não consegui ver o interior tal era o cheiro de mofo - 30 segundos lá dentro me garantiram mais de uma hora de crise de rinite.

 
No próximo post, País Basco !

Nenhum comentário:

Postar um comentário