sábado, 14 de maio de 2011

Um dia em Leon

Fomos para Leon a partir de Oviedo, uma hora e pouco de ônibus. O plano original era ir a partir de Salamanca (afinal ficam as duas cidades na mesma região de Castilla y Leon), mas o sistema de transporte na Espanha não é necessariamente lógico - e a opção mais rápida era um bate e volta de ônibus a partir de Oviedo mesmo.


Em Leon eu tinha um objetivo só : conhecer a famosa catedral gótica e seus vitrais. Para os que não sabem, sou fissurada em catedrais, especialmente as góticas - já conheci algumas (principalmente na França, "casa" da maior parte delas) e tenho outras tantas por conhecer, inclusive com uma viagem de "caça a catedrais" devidamente planejada. Nota fun, da série "Horácia diverte" : senão leu ainda, leia "Os Pilares da Terra", do Ken Follet. São dois volumes, um romance em torno da construção de uma catedral na Inglaterra. Excelente. A BBC fez uma série em 7 capítulos em cima dos livros recentemente - muito boa, mas eu ainda prefiro os livros.



A estação de ônibus fica do lado da de trem, e a uns 15 minutos a pé do centro histórico. Cruza-se o rio e segue-se por uma avenida grande e movimentada (de gente), com a catedral lá no fundo. Gostei de Leon logo de cara, sabe quando o jeitão da cidade clica com a gente ? A meio caminho entre a estação e a catedral está um edifício construído por Gaudi no seu período "sério e compenetrado", e inspirado (dizem) nos castelos de conto de fadas - chama-se Los Botines, e hoje é um banco.


A avenida que vem da estação muda de nome a partir da praça onde fica o Los Botines, e a partir daí passa-se a se chamar Calle Ancha. Seguindo por ela chega-se à Catedral, mas por causa do horário (a catedral fica fechada entre 1pm e 4pm), fomos primeiro para o centro histórico, que em Leon é chamado de Barrio Humedo. Pode-se seguir pela Calle de La Rua, e a partir daí se perder nas diversas ruas estreitas que compõem essa área medieval, muito legal de andar. De vez em quando você vai esbarrar numa praça, como é o caso da Plaza Mayor...



... e da Plaza del Grano, onde rolava o mercado antigamente e onde fica a igreja de Santa Maria del Camino.



Pertinho da Plaza Mayor (que é simpática, mas nada comparável a Madrid ou Salamanca), fica a Plaza San Martin, cheia de cafés e restaurantes. Almoçamos num destes, o El Llar, atraídas pelo subtítulo de Taberna Leonesa. Comida muito gostosa, começando por pimientos rellenos de bacalao...



... passando por um prato com jamón asado, pimientos y chicha, ou um chorizo picadinho...


... e terminando com uma torta de castanhas e peras belle helene.


Em León as especialidades também são os embutidos, especialmente a morcilla - que eu não tenho coragem de comer, lembra ? Numa nota separada : sou louca por pimentão. Sei que não é um gosto lá muito comum, mas prestem atenção : o pimiento daqui guarda muito poucas semelhanças com o pimentão daí. É mais doce, suave, macio - nada amargo ou forte. Uma maravilha, não deixem de provar - esqueçam as aversões por pimentão :)

Enfim, a Catedral. Linda, linda, e fomos premiadas com um dia de sol fantástico - fundamental para que os vitrais dêem seu espetáculo. Primeiro a visão por fora...



... e uma tentativa tosca de dar a visão por dentro. Tosca, porque nem de perto mostra a amplitude da construção, o tamanho da nave, aquela sensação de querer tocar o céu, os vitrais fenomenais... é só um registro :)


Outro lugar que vale a pena visitar em Leon é a Basílica de San Isidoro, que fica perto dos Los Botines, só que do outro lado em relação ao Barrio Humedo. Não tem foto (problemas logísticos), mas já que você está em Leon, vai lá que vale a pena.

Por fim, três fotos da série "detalhe", já que nem só de monumentos vive uma cidade. Nas duas primeiras, vocês me vêem infiltrada em duas estátuas existentes na cidade...



...e na última, vejam como quero ser daqui há alguns (muitos !) anos. Na atividade turística, no matter what !


Nos próximos posts, Asturias - terra da sidra, das montanhas e de Don Fernando Alonso.

Um comentário: