sábado, 14 de maio de 2011

Passeando pelas Asturias : Comendo e Bebendo em Oviedo

Não fiquei lá muito fã da comida asturiana não. Pra começar, é muito baseada em carneiro, e eu tô fora - canibalismo não :).

Depois, tem a tal da sidra. Que eles amam, tem o maior orgulho etc etc, mas que eu não curto. Tem até uma rua (Calle de la Gascogna) que é conhecida como o Boulevard da Sidra, porque realmente tem uma sidreria atrás da outra. E como os garçons todos servem a sidra daquele jeito fresco (sabe ? eu não sabia - estica um braço lá em cima com a garrafa e despeja no copo cá embaixo, dizem que o ar é importante pro gosto ou sei lá que coisa), o tal boulevard tem cheiro de sidra. Mas é point, a turma se reúne pra fumar e beber sidra (logicamente) toda noite.

Entrada do Boulevard da Sidra

Mas tem coisa que vale a pena ! Os queijos em geral, por exemplos. E as fabas, um feijão branco primo do feijão manteiga só que maiorzinho e muito mais macio (e mais gostoso, acho eu). E com as fabas se faz - a fabada ! A fabada é um primo do cassoulet francês, e um primo mais distante da nossa feijoada. Basicamente fabas com carne de porco - tem de tudo ali dentro, inclusive a tal morcilla que não como - e é uma delícia.


Por fim, os carbayones, um bolinho de amêndoas, ovo e farinha com um pouquinho de limão, que vale as calorias :).



Curiosidade: os cidadãos de Oviedo também são conhecidos como carbayones. Não sei porque (não consegui descobrir), talvez porque oficialmente quem nasce em Oviedo seja ovetense - e ser ovetense não é pra qualquer um, né ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário