quarta-feira, 18 de maio de 2011

Comendo e Bebendo em Bilbao

Dizem que os bascos são os melhores cozinheiros da Espanha. Que têm a habilidade de reunir os melhores ingredientes do país e prepará-los como ninguém, sempre inovando e experimentando.

E fazem isso em dois mundos completamente diferente, que se apresentam um pouco em Bilbao e muito em San Sebastian : num mundo estão os restaurantes estrelados do guia Michelin (esses vou ficar devendo por agora, mas com certeza farão parte de uma viagem futura), em outro mundo os bares que fazem parte da rota do txikiteo, um esporte muito praticado localmente :). Txikiteo é basicamente ir de bar em bar bebendo e comendo pintxos, que são (mal e mal) comparáveis aos tapas espanhóis. Sim, espanhóis - porque País Basco não é Espanha !

Mal e mal porque os bascos insistem que pintxos não são tapas, não sei bem porque. No fim do dia, é comida (simples como um pedaço de tortilla ou mais incrementado e criativo como anchovas com creme de caranguejo) em cima de uma torradinha de pão francês. Mas pintxos não são de graça, como acontece em Madrid para alguns tapas que vêm com a bebida. O preço de cada pintxo normalmente é algo entre 2 e 3 euros, e eles ficam expostos no balcão para vocês escolher.

Nossa experiência de pintxos em Bibao ficou restrita a uma passeio pelo Casco Viejo no sábado à noite, quando os bares todos estão bombando. Domingo à noite, emcontrapartida, tudo fechado :(. Escolhemos o  Berton, na Calle Jardines, porque dava pra sentar - de forma geral a turma fica em pé mesmo, porque esses bares só têm uns poucos banquinhos no balcão (barra) e/ou umas poucas mesas cotocas. Aprovado, muito gostoso. Primeiro, medalhão de lombinho de porco com foie...


... seguido por um com anchovas / boquerones (a minha perdição). São os do canto esquerdo da foto, e a tripinha vermelha é pimenta - desnecessário dizer que só percebi depois de comer, e que isso causou o consumo de zuritos adicionais em regime de emergência. Zurito é um chopp cotoquinho, tipo o "garotinho" no Rio (o chopp, não o ex-governador).



Além do Casco Viejo existem outras áreas em Bilbao para pintxos, especialmente na Calle Diputación. Irei lá na próxima vez !

Na outra noite jantamos de verdade, e embora o restaurante não fosse estrelado eu achei show. Chama-se Harrobia (http://www.harrobia.com/), e também fica no Casco Viejo.


Visual bonitinho, e comida maravilhosa. Fomos no menu del día de 15 euros ou algo assim.



Arroz cremoso com camarões

Pastel de Bacalhau (é um pastel "desconstruído", mas com um molho espetacular)

Pimientos rellenos de bacalao e txangurro (um caranguejo divino)

Nós próximos posts, San Sebastian / Donostia - uma cidade que definitivamente entrou para minha lista de favoritas.
Visual bonitinho, e comida maravilhosa. Fomos no menu del día de 15 euros ou algo assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário