terça-feira, 17 de maio de 2011

Entrando no País Basco : Bilbao e o Guggenheim

Das Asturias para o País Basco, numa viagem tranquila de ônibus de 3,5h de Oviedo para Bilbao. Chegamos em Bilbao na noite da 6a para passar o final de semana, seguindo 2a de manhã para San Sebastian. Devo confessar que não tinha muitas expectativas sobre a cidade - curiosidade para ver o Guggenheim e só. Mas me surpreendi ! Foram dois dias muito legais na cidade, hospedada no Hotel Miró (http://www.mirohotelbilbao.com/es/), um hotel butique que fica pertinho do Guggenheim é só atravessar a rua.


Há muito em Bilbao além do Guggenheim e vou mostrar só um pouquinho porque não deu pra fazer tudo. Não fui, por exemplo, no AlhóndigaBilbao, o novo centro cultural da cidade que fica no antigo armazém de vinhos, completamente reformado pelo Phillipe Starck. Nem no Museu de Belas Artes, que dizem ser muito bom. Nem na área "nova" da cidade, já que no fim de semana muita coisa não funciona. Ou seja, há motivos para voltar :)
 
Mas comecemos pelo Guggenheim ou Gug como eles chamam aqui. A maior atração do museu é o prédio em si. Ele é de fato espetacular, e é um paraíso para os fotógrafos (mesmo os mega amadores, como eu). Vale dar a volta nele todo por fora, procurar ângulos dos dois lados do rio e das duas pontes que ficam perto dele, e vê-lo em diversos momentos do dia - a luz muda, e reflete diferente nas placas de titânio que formam o prédio, e os efeitos são incríveis. Quando não venta também é bacana ver o reflexo do museu no rio... enfim, devo dizer que fiquei um bom tempinho nos dois dias só admirando o prédio :) Vamos aos resultados dos modestíssimos esforços fotográticos.
 





Das peças expostas do lado de fora do museu, duas eu já tinha visto em Londres (óquechique) - a bolas espelhadas do Anish Kapoor e a aranha da Louise Bourgeois. Mas o visual aqui é diferente, mais integrado na paisagem. A aranha então faz um sucesso louco, todo mundo se agarrando nas pernas da bicha pra tirar foto.



A terceira obra exposta do lado de fora e (pelo menos na minha opinião,)principal atração do museu, é o Puppy do Jeff Koons. Puppy é um cachorrinho (cachorrão, na verdade) de flores que fica na frente do museu. A frustração ficou por conta de ainda estarem montando o Puppy quando estivemos lá - terminando de montar na verdade, mais uns dias ele ficava pronto. Então, o que era para termos visto mais ou menos assim...


... acabamos vendo assim...

 
Coisas da baixa temporada, né ? Faz parte, mas ainda volto pra ver o cachorrinho outra vez.
 
Dentro do museu duas coisas valem a pena : o prédio por dentro (é muito legal e vale o ingresso), e as Tulipas, também do Jeff Koons.
 
 


O resto da coleção é pobre demais, pelo menos por enquanto. O lance é ter a sorte de estar rolando alguma exposição temporária legal, mas não foi o caso destes dias. Para finalizar, mais takes do Gug por fora.





A seguir, Bilbao além do Guggenheim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário