sábado, 21 de maio de 2011

Felicidade é comer em San Sebastian !

Dizem que em San Sebastian não tem comida ruim. Restaurantes ou bares simplesmente não sobrevivem se não estiverem num determinado nível de qualidade, simples assim. Não sei se chega a isso tudo, mas a minha experiência foi muito positiva - e dessa vez, assim como em Bilbao, não fui a nenhum restaurante estrelado.

Em San Sebastian o txikiteo é algo entre uma religião e um esporte. Lembram do que é txikiteo, né ? Tá no post de Bilbao. É ir de bar em bar tomando zurito (chopinho) ou txakoli (o vinho branco local que não cheguei a experimentar) e comendo pintxos. Em San Sebastian os pintxos são bem mais elaborados que em Bilbao, e o sistema é um pouquinho diferente - os pintxos estão expostos no bar, você pega um pratinho e vai se servindo. Na hora de fechar a conta, diz quantos pintxos e quantos drinks foram, e pronto - é na confiança.

No centro antigo da cidade é literalmente um bar atrás do outro, e ferve de gente em pé dentro e fora dos bares bebendo e comendo. Lá pelas oito e meia da noite começa a encher, mas a maioria dos bares serves pintxos o dia todo - então dá pra ir mais cedo se quiser, e jantar mais tarde.

Fui a dois lugares que merecem nota : um é o Bar La Cepa (http://www.barlacepa.com/en/bar.html), super tradicional em SS - uma delícia, comi pintxos à base de anchovas, salmão e atum.




O outro é o Txepetxa, conhecido como "o templo da anchova". Realmente são n tipos de pintxos com as minhas amadas anchovas (amadas são as anchovas espanholas, que como já falei num post anterior são totalmente diferentes daquele treco salgadésimo que comemos aí no Brasil), experiementei dois : um com creme de centollo (caranguejo) e outro com cebola e pimientos - são os dois da frente da foto abaixo, e são de se comer de joelhos.


Das refeições de fato, destaque para o Bodegón Alejandro (http://www.bodegonalejandro.com/es/presentacion/), um restaurante família com visual muito transadinho e supervisionando por um dos chefs feras da cidade. A refeição foi ma-ra-vi-lho-sa, sem exageros.

Começando por um Puding de Pimientos con Ensalada, uma musse dos tais pimientos de piquillo - uma das coisas mais gostosas que já comi na vida.


Para pratos principais, Tacos de Bacalao con Txangurro guisado (txangurro, o tal caranguejo)...


... e Marmitako de atun, um cozido espetacular, sem muita frescura e valorizando o atum ponta firme daqui.


Pra encerrar, soufflé de pistache com sorvete de chocolate branco. Sem palavras.


Além de bares e restaurantes, San Sebastian tem lojas gourmet fantásticas. E tem um mercado (Mercado de la Bretxa) que supostamente é ótimo. Digo supostamente porque não fui. E não foi por falta de tentativa. Simplesmente não encontrei o mercado !!! Segui mapa e nada, perguntei várias vezes e nada... devo ter dado a volta no infeliz algumas vezes, mas não encontrei a entrada - fica pra próxima.

As duas lojas gourmet que vi ficam na calle Aldamar, uma pertinho da outra : a Astor Lasa e a Solbes. Na Solbes, dá pra se perder por vários minutos :) Abaixo, visual da  entrada das lojas.




Aqui encerro a primeira parte da Espanha nesta viagem. Com muita vontade de voltar (logo) a San Sebastian, no próximo post partimos para a França. Primeira parada : Bordeaux.

Um comentário: