terça-feira, 3 de maio de 2011

72 horas em Madrid - O caminho das artes

Madrid é uma cidade que respira e transborda cutura. Impressionante a quantidade de opções - desde os teatros da Gran Via com os musicais e peças até a ópera, passando por n espetáculos de dança (flamenca ou não) e até Cirque du Soleil, que acabou de estrear Corteo por aqui. Pena que a Companhia Antonio Gades só estréia aqui em 6 de maio, queria muito ver - serão fazer 4 espetáculos, inclusive Carmen e Bodas de Sangre. Vale dar uma olhada no clip "aperitivo", e matar um pouquinho da vontade : http://www.teatro-real.com/es/eventos/suite-flamenca.

Além disso tudo, Madrid ainda tem todos os museus e centros culturais. Como eu tinha só 3 dias na cidade e já tinha visitado muitos museus numa visita recente, desta vez fui, digamos, mais focada. A primeira visita foi a um lugar muito especial, dos meus favoritos em Madrid, e que não fica no tal "polígono" que mencionei no post anterior : a Ermita de San Antonio de La Florida.

Fui a pé, mas é um estirãozinho. Vale pegar o metrô até a estação Principe Pio e de lá andar uns 10 minutos até a Ermita. Ela foi toda pintada por Goya, e é lá que ele está enterrado inclusive. Eu, como adoro as pinturas e desenhos de Goya, naturalmente fico deslumbrada sempre que visito a igrejinha. Entrada gratuita, horários meio esquisitos, como quase tudo aqui na Espanha - vale checar antes de ir.

San Antonio de La Florida
O tal "caminho das artes" que dá título a este post é aquele super manjado - no Paseo del Prado, uma única avenida arborizada e agradável de se andar, temos o Prado o Thyssen-Bornemisza, o CaixaForum (esse é novo, funciona no que era uma estação elétrica) e, por fim o Reina Sofia.

Como os horários estavam mais complicados do que de costume (um dos dias em que estive em Madrid foi domigo, mas como era 1 de Maio os museus fechavam), acabei visitando só o Prado e o Reina Sofia. E, dica boa, nos dois museus fui no sábado, em horário em que eram for free - o Reina Sofia a partir de 2:30pm e o Prado a partir das 6pm. Logicamente estes horários não funcionam para quem gosta de passar o dia todo em museu, mas para mim (e, acredito, para a imensa parte dos viajantes que não são super especialistas em arte) é mais do que suficiente. Detalhes de horários (inclusive os gratuitos) e endereços em http://www.esmadrid.com/en/museum-madrid.

Adoro o Reina Sofia, inclusive (e talvez especialmente) o prédio e as instalações - além, é claro, do Guernica da Picasso.

Fachada do Reina Sofia

Toro de Miró, pátio interno do Reina Sofia


Menina emburrada no pátio do Reina Sofia


No Prado, fui direto ver Goya, Velazquez (As Meninas e As Fiandeiras!) e Rafael - duas horas muito bem aproveitadas :). Me poupo (sempre) de tirar foto dentro de museu porque ninguém merece, né ? Compra um livrinho que é mais legal - a menos que seja um quadro ou obra de arte que signifique muito pra você, que seja humanamente possível você tirar uma foto ao lado dele (por exemplo, Mona Lisa no Louvre pode ser o quanto especial você quiser, mas não rola combater a multidão pra tirar uma foto, ainda mais com vidro na frente do quadro)...ah, e que a foto não precise de flash, porque não pode !!! Então pulo essa parte de tirar fotos dos quadros, sempre - e registro os exteriores dos museus.



No próximo post, Madrid Verde !

Nenhum comentário:

Postar um comentário