sábado, 14 de maio de 2011

Passeando pelas Asturias : Oviedo

De Salamanca seguimos para Oviedo, numa viagem de quase 5 horas de ônibus. Um pouco longa, mas até que agradável, e com uma paisagem bem bonita, especialmente depois que se passa um pouco de Leon, e entra-se nas Asturias. Aí começa um visual sensacional, montanhas, rios e muito, muito verde - o que é completamente diferente da maior parte da Espanha.

Li no guia turístico que comprei sobre o norte da Espanha (depois faço um post com as dicas) que a razão deste verde todo nas Asturias é simples : não importa como Eliza Doolittle pronuncie, the rain in Spain does not stay mainly in the plain - chove mesmo é no norte da Espanha ! (Entendeu a citação, né? Se não entendeu, corre e pega My Fair Lady na locadora - filmaço, Audrey diva que nem sempre Mais um da série "Horacia diverte". Como aperitivo, o trechinho do filme que fala da rain in Spain - http://www.youtube.com/watch?v=uVmU3iANbgk).

Demos sorte com a tal chuva, porque nos dias em que ficamos lá não choveu :). Oviedo é a capital do Principado das Asturias, considerada a cidade mais limpa da Europa e anualmente sedia a entrega de um prêmio internacional, o Príncipe de Asturias. Woody Allen ganhou o prêmio em 2002, e fez várias declarações de amor à cidade, dizendo que ela parecia saída de um conto de fadas. Para completar, filmou uma parte de Vicky Cristina Barcelona em Oviedo (esse você viu, né ? se não viu, siga as mesmas instruções de My Fair Lady - a diferença aqui é que a diva não é Audrey, mas sim Penelope...e, logicamente, há Javier Bardem).

Minha impressão inicial da cidade não foi das melhores, achei-a meio sonolenta. Mas aos poucos ela foi me conquistando - não chego a me entusiasmar tanto como Woody, mas vale a visita. Especialmente se além de visitar a cidade (o que se faz em um dia, um dia e meio no máximo), você usar Oviedo como base para explorar outras partes das Asturias. Nós ficamos um dia fora, visitando as cidades de Cudillero e Avilés (vejam post específico em breve), mas o grande barato é fazer trekking no Parque Nacional Picos da Europa. Isso eu ainda vou fazer, me aguardem :). Matéria do The Guardian para dar água na boca, sobre o trekking e sobre as especialidades da região : http://www.guardian.co.uk/travel/2009/jul/12/asturias-spain-food-drink.

Primeira parada foi em Santa Maria del Naranco. É um tico fora do centro da cidade, mas basta pegar um táxi - por 10 euros ele te leva lá, no alto de um monte, espera um tico e te traz de volta. Se quiser ser econômico, tem um ônibus que sai de hora em hora da estação de trem, mas achei que não precisava tanto. Depois de uns minutos morro acima o visual muda completamente, e de repente a gente se sente na "zona rural" - tudo muito verde, casas com vaquinhas e galinhas, silêncio. Santa Maria del Naranco foi construída originalmente como parte do palácio de descanso do Rei, no século IX, e depois foi convertida em igreja. Pertinho (um pouco mais pra cima) tem outra igreja, San Miguel de Lilo - mas esta estava em reforma, completamente coberta por andaimes.





A cidade em si é bem bacaninha de andar, com várias ruas de pedestres e um centro histórico bonitinho, de ruas estreitas e pracinhas. E, naturalmente, o centro de tudo é a Catedral - mais bonita por fora do que por dentro, na minha opinião.





Também achei uma cidade agradável, com um astral bom e, especialmente nos finais de dia, um povo animado nos cafés e nas ruas. E, como em todas as cidades espanholas nas quais estive, muita área verde - parques no meio da cidade que são pontos de encontro das famílias - criança, cachorro, tudo.





Pra finalizar, catedral ao entardecer...


No próximo post, mais Oviedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário