sábado, 7 de maio de 2011

72 horas em Madrid - Tapas y Bocadillos

Come-se bem demais em Madrid. E come-se de tudo, e praticamente a qualquer hora. Aqui almoça-se por volta das 2 / 2:30pm e janta-se a partir das 9:30pm. No meio tempo, cafés, cañas (chopp) e tapas.
O esquema dos tapas é bem legal. Basicamente são mini-porções de virtualmente qualquer coisa - jamón, queijo, azeitonas, cogumelos (champiñons ou setas, que sao os cogumelos maiores), croquetas, tortillas, gambas al ajillo (camarões com alho) - ou coisas mais sofisticadinhas, tipo um super canapé em cima de uma torrada.

Custam normalmente entre 1 e 2 euros cada, e alguns (em alguns lugares) vëm for free quando se pede um drink. O que a turma faz normalmente é ir a, sei lá, 3 ou 4 lugares na mesma noite, experimentando um ou dois tapas em cada lugar - "ir de tapas", como eles chamam.

La Latina, especialmente nas calles Cava Baja e Cava Alta, é dos vários points para tapas na cidade (como Chueca)- no melhor estilo Baixo Leblon e Baixo Gávea, todo mundo em pé ou sentado no balcão (barra), porque assim é sempre mais barato do que nas mesas dentro do bar / restaurante, e bem mais barato de que nas mesas do lado de fora (terraza). Como em geral os lugares não são grandes, a tendëncia é que eles fiquem entupidos - de turistas e locais -, entao a coisa toda requer uma certa disposição. Melhorou muito agora com a lei anti-tabaco, que desde o início deste ano proíbe fumo em lugares fechados - não que os espanhóis respeitem completamente a lei (e, acreditem, já organizaram uma passeata / protesto contra a lei para o póximo dia 15), mas de forma geral o ar dentro dos restaurantes e bares já é bem mais respirável.

Algo muito na moda são os tapas moderninhos, com um estilo meio fusion - acrescentando, por exemplo, toques asiáticos aos ingredientes espanhóis tradicionais, e sempre com uma apresentacao caprichada.
Fomos num desses lugares de tapas moderninhos na Plaza Santa Ana, chamado Turf. Não foi indicação nem nada, apenas o achamos simpático - visual transadinho, tapas atraentes e mesa pra sentar, não estava crowd. Valeu muito a pena, só comemos coisas deliciosas...

Jamón ibérico con setas (cogumelos) e anchoas (minhas adoradas anchovas!) con tumaca (azeite com tomate, que os catalães comem com torrada no café da manhã)

Pinchitos de lagostines con queso de cabra (numa massa de rolinho primavera, e com um molho meio agri doce, meio apimentado, delicioso)

Solomillo de cerdo (lombinho de porco) com cebolas caramelizadas - DI-VI-NO !!!

Chipirones (lulas cotocas) en su tinta, com arroz braanco - essa foi uma ración, ou porção
Quanto aos bocadillos, ou sanduíches : já falei do bocadillo de lombo no café da manhã no post anterior, e agora falo de uma instituição madrilña, e que eu adoro - o bocadillo de calamares. Lula à milanesa dentro de um pão, simples assim. Parece estranho, mas é delicioso. Vários lugares vendem, comi num boteco chamado na La Campana, numa travessinha que sai da Plaza Mayor. Basta procurar pelo restaurante Los Galayos na praça, e sair pela ruazinha do lado dele. São dois botequinhos um ao lado do outro, os dois vendem bocadillos (de várias coisas), fui no La Campana porque tinha visto recomendações na web.



A seguir, o último post de Madrid, com um jantar fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário