quinta-feira, 26 de maio de 2011

Bordeaux, uma cidade bacaninha

Bordeaux acabou entrando no roteiro mais para ser um lugar para dar um tempo entre San Sebastian e a Dordogne do que qualquer outra coisa. O grande barato de ir a Bordeaux é passear pelas vinícolas todas, e ir se embebedando (ops, fazendo degustação) pelo caminho, mas isso não estava no meu programa - pelo menos não dessa vez.

Fiquei dois na cidade, sendo que meio dia foi dedicado a uma excursãozinha a Saint Emillion (post específico vem por aí). Mas sabem que curti Bordeaux ? De verdade, e fiquei com vontade de voltar para aí sim fazer o passeio pelas vinícolas da região do Médoc - mais pelas vinícolas, porque dizem que se for pela paisagem é mais negócio mudar de região e passear na Borgonha :)

Bordeaux é a 5a cidade de França, tem uma universidade importante (e por isso, muitos jovens), muitas ruas de pedestre, bicicleta pra todo lado e a cada três passos uma loja de vinhos, uma loja de queijos ou uma loja de queijos e vinhos. O principal cartão postal da cidade é a Place de la Bourse, com o espelho d'água que construíram na beira do rio.


Em dias de sol (como o o dia em que chegamos, quando estava um sol, digamos assim, agreste), a turma se acaba no tal espelho d'água. Sem limite de idade !




É uma cidade muito agradável de se caminhar, com muitas praças - como é o caso da Place de la Comédie, onde fica o Grand Theatre, ou a Opera de Bordeaux.


Pertinho, a Esplanade de Quinconces - uma grande área arborizada cujo símbolo é a coluna abaixo, e que é o "point" da cidade para eventos, manifestações, comemorações e afins.


O bairro da cidade que mais gostei foi o de Saint Pierre, que é o mais medieval de todos - cheio de ruas estreitas, cafés, igrejas e prédios bacanas.




É no bairro de Saint Pierre que começa a Rue de Saint Catherine, uma rua de pedestres enooorme que é "a" rua de shopping da cidade.


Em outras áreas da cidade também encontra-se coisas legais, como é o caso do bairro de Saint Michel que tem a igreja de mesmo nome.


Ou a Catedral de Saint-Andrés, que fica numa praça bem grande, de ambiente não tão simpático... A catedral é linda por fora, mas por dentro vou ficar devendo - passei lá algumas vezes e estava sempre "fermé".



E, por fim, a porta do relógio que dá para a margem do rio.


Nos próximos posts, ao mercado !

Nenhum comentário:

Postar um comentário