sábado, 7 de maio de 2011

72 horas em Madrid - Dois restaurantes ótimos

Indo um pouco além dos tapas... mas sem cair dentro da cozinha típica madrileña, que não faz muito o meu estilo. Dois dos pratos mais típicos em Madrid são callos (tripas) a madrileña e cozido, fora miolos, rins e outras coisas do mesmo quilate. Sou boa de garfo, mas isso está bem longe da minha praia - nem que seja só por uma questão de falta de coragem :)

Então tivemos duas experiências alternativas. A primeira delas foi na Casa Labra (http://www.casalabra.es/), pertinho do nosso hotel - fica na calle Tetuán 12, ao lado do El Corte Inglés. É uma taberna antiga (está fazendo 150 anos) e a especialidade é bacalhau. Comemos croquetas de bacalhau, uma porção de bacalhau da casa (um bacalhau branquinho e mega macio empanado, de comer rezando) e dividimos um bacalhau à vizcaína (delicioso).


O outro jantar foi num restaurante sobre o qual eu tinha lido em vários sites - chama-se Xentes, é especializado na cozinha da Galícia, e fica na Calle Humilladero, 13. Esse jantar foi TU-DO, e um preço completamente razoável, na base de 40 euros por pessoa. Primeiro pedimos uma porção de navajitas a la plancha. Nunca tinha ouvido falar nas tais navajitas, mas elas são uns marisquinhos com um formato meio diferente, quase como se fossem...navalhas ? Com azeite, alho e limão, são algo do outro planeta !!!!



Depois pedimos um arroz com bogavanta (lagosta). Quando ele chega a cara é essa aí, com bastante caldo. Mas o tempo vai passando, o arroz vai absorvendo e o prato muda de consistência. É fantástico, e óbvio que a porção (que tem que ser pedida no mínimo para duas pessoas) serviria umas quatro tranquilamente.


De sobremesa, tarta de Santiago - de amêndoas, fininha e leve. Tudo isso com um vinho branco da casa, muito bom. Chegamos no Xentes por volta das 8:30pm, e conseguimos entrar sem reserva.

Com este post chega ao fim a série "72 horas em Madrid". Nos próximos, Castilla y León.

2 comentários:

  1. Oie, quanto tempo !
    Tenho que confesar que fiquei com água na boca com este último post !!
    Este arroz deve ser tudo de bom !
    Vc tá ótima !
    Bjk,

    ResponderExcluir
  2. E eu também!
    Beijos
    Belinha

    ResponderExcluir